Iniciativa nascida de uma parceria com a empresa Grupo Dinâmico visa ajudar as famílias a gerirem melhor um orçamento cada vez mais apertado
Beja, 12 jun 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Beja promoveu esta segunda-feira uma sessão de esclarecimento relacionada com o sobre-endividamento, problema que, segundo a presidente daquele organismo católico, atinge cada vez mais famílias.
Em declarações concedidas à ECCLESIA, Teresa Chaves sublinha que “muitas famílias perderam o seu emprego ou viram o seu rendimento reduzido”, devido à crise, e estão agora a ser confrontadas com situações que “não sabem resolver”.
A sessão de esclarecimento, promovida através de uma parceria entre a Cáritas Portuguesa e a empresa Grupo Dinâmico, vai permitir aos agregados retirarem “dúvidas” que colocam diariamente, na gestão financeira de um orçamento cada vez mais apertado.
“Como negociar com os bancos, celebrar acordos de pagamentos ou lidar com situações de penhora” são alguns dos assuntos possíveis de abordar durante as sessões, esclarece Isabel Alves.
De acordo com aquela representante do Grupo Dinâmico, “as pessoas revelam grande desconhecimento” em matéria de gestão e recuperação financeira.
Por exemplo, “numa situação mais complexa há a possibilidade de apresentar insolvência, mas para isso é preciso estar-se a par do que é que isso significa”, salienta.
Para aquela responsável, o acordo com a Cáritas e a promoção das sessões de esclarecimento vão ao encontro do papel social que qualquer empresa deve ter e que é “muito importante” para ajudar a resolver a situação difícil em que o país se encontra.
“As pessoas habituaram-se a viver acima das suas possibilidades, mas na conjuntura atual, têm de descer à terra e ser reeducadas a viver de acordo com aquilo que possuem”, conclui Isabel Alves.
Todas as pessoas que queiram beneficiar destas sessões de esclarecimento, que não abrangem casos que estejam em tribunal, deverão apresentar o seu pedido através da delegação da Cáritas mais próxima.
PTE/JCP