Beja, 20 fev 2014 (Ecclesia) – A Associação Portas do Património e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja conseguiram que a candidatura da Sé de Beja ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) fosse desbloqueada.
“Após uma porfiada batalha burocrática, que contou com a compreensão das autoridades correspondentes, a candidatura da Sé de Beja” conseguiu-se que a candidatura ao QREN “ultrapassasse o estádio de não-aceitação em que se encontrava”, refere hoje o semanário ‘Notícias de Beja’.
A questão que deixou pendente o pedido deveu-se ao facto da Sé “não estar classificada, por se encontrar na área de proteção do castelo que é considerado monumento nacional”, este que era “um facto simples, mas que significava, pura e simplesmente, a exclusão do financiamento comunitário, inviabilizando a requalificação do imóvel”.
Vencido o obstáculo, “a candidatura segue agora os seus trâmites burocráticos, o que representa um triunfo, nada despiciendo, para a causa patrimonial na nossa diocese”, refere o Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese, num artigo publicado no semanário ‘Notícias de Beja’.
MD