Beja: Bispo reúne-se com autarcas do Alentejo

Objetivo é debater «possibilidades de colaboração e parcerias nas áreas social, cultural e patrimonial»

Beja, 09 out 2014 (Ecclesia) – O bispo de Beja vai reunir-se hoje com os autarcas do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, com o objetivo de debater “possibilidades de colaboração e parcerias nas áreas social, cultural e patrimonial”.

Na convocatória enviada à Agência ECCLESIA, e que foi remetida aos presidentes de câmara, de junta, das assembleias autárquicas e comunidades intermunicipais (Cimal e Cimbal), D. António Vitalino mostra-se apostado em “fortalecer sinergias” em ordem “à realização do bem-comum” na região.

O prelado destaca o “papel fundamental” que “o poder local democraticamente eleito” tem na vida das comunidades, “de que os católicos fazem parte” e a favor das quais “devem dar o seu contributo”.

Não nos podemos ignorar nem fazer caminhos paralelos. Temos de unir esforços, para a construção de uma sociedade justa, coesa e pacífica, sobretudo num mundo global em crise”, exorta D. António Vitalino.

Aquele responsável católico espera ouvir da parte dos responsáveis políticos soluções e boas-práticas a fomentar em áreas como “o apoio às famílias, idosos dependentes e isolados, e desempregados”.

Outra matéria em evidência será o “vasto património artístico e cultural” da diocese, que se encontra “disperso por todo o Alentejo”.

Em causa está a colaboração entre a Igreja Católica e as entidades púbicas “em ordem à conservação e fruição” dos monumentos e de outros tesouros religiosos presentes no território.

A reunião desta quinta-feira, entre as 14h30 e as 18h00 no salão do Centro Pastoral da Diocese de Beja (Seminário), vai acontecer no âmbito da caminhada sinodal que a Igreja Católica alentejana está a efetuar.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top