Basílica de São Pedro prepara-se para receber concílio

A sala magna do II Concílio do Vaticano ocupou toda a nave central da Basílica de São Pedro. As arcadas laterais, por cima das tribunas elevadas que nelas ficam encastradas, foram tapadas com grandes panejamentos para delimitarem o espaço da sala.

A sala magna do II Concílio do Vaticano ocupou toda a nave central da Basílica de São Pedro. As arcadas laterais, por cima das tribunas elevadas que nelas ficam encastradas, foram tapadas com grandes panejamentos para delimitarem o espaço da sala.

Ao consultar a planta da sala (Boletim de Informação Pastoral; julho-agosto 1962, Nº 18) verifica-se que a estátua de bronze de São Pedro ficou revestida das vestes pontifícias para “simbolizar a presença do príncipe dos apóstolos e a proteção que dispensa à igreja”.

Em frente à estátua de são Pedro estava situado o altar móvel (dito do cardeal Rampola, seu doador) com o livro dos santos evangelhos. Para a celebração da missa, o altar podia ser deslocado até ao centro da passagem central, de forma a ser visto por todos os padres conciliares.

O trono papal estava colocado junto da confissão de São Pedro sobre um estrado elevado de forma a não ser ocultado por quem passar pela sua frente e o acesso ao estrado fazia-se por duas escadas laterais de onze degraus cada. Muito perto do trono papal ficava a mesa para os cardeais que formavam o conselho da presidência e ao lado estavam as mesas para o secretário-geral do concílio e os membros do seu secretariado.

Em frente ao altar móvel e à estátua de São Pedro ficaram os cardeais. Estes tinham uma pequena mesa e genuflexório, dispostos em 8 filas de onze lugares (ao todo eram 88) e estavam separados por duas passagens.

Os lugares dos patriarcas situavam-se logo a seguir (no lado esquerdo da nave central) e tinham também uma pequena mesa e genuflexório (6 lugares) semelhantes aos cardeais. Os cadeirais dos patriarcas estavam cobertos de tecido verde enquanto os dos cardeais estavam revestidos de vermelho.

Os lugares dos padres do concílio estavam dispostos em bancadas divididas em setores separados por escadas de acesso, com seis lugares em cada fila. Havia 16 setores de cada lado, tendo cada um o mínimo de 60 e o máximo de 84 lugares. O número total de lugares para os padres do concílio era de 2265 e as duas bancadas laterais estavam separadas por uma faixa central com 5 metros e 30 centímetros.

Junto à estátua de Santo André estava uma tribuna com 120 lugares sentados, reservados, nas funções e cerimónias públicas, para as missões estrangeiras. Junto à estátua de São Louguinhos, com 200 lugares, reservados, nas funções e cerimónias públicas, para o corpo diplomático.

Os jornalistas acreditados estavam situados diante da estátua de Santa Helena, com 250 lugares reservados. Os operadores de rádio e de televisão estavam colocados (cerca de 40 lugares) numa tribuna diante da estátua de Santa Verónica.

Enquanto a Basílica de São Pedro esteve ocupada como sala conciliar, as grandes audiências concedidas pelo Papa aos fiéis que se deslocaram a Roma tiveram lugar no Pátio São Dâmaso que foi coberto com um toldo colocado para esse efeito.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR