Bartolomeu dos Mártires: 500 anos de nascimento

Presidente da autarquia destaca «figura ímpar» que deve servir como «fonte de inspiração» para a Igreja atual

Viana do Castelo, 03 mai 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo e a autarquia local iniciam este sábado um vasto programa cultural e religioso para comemorar o 500.º aniversário do nascimento do beato frei Bartolomeu dos Mártires e promover a sua causa de canonização.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, o presidente da Câmara de Viana do Castelo adianta que o principal objetivo é “enaltecer o trabalho e dar a conhecer a obra” de um homem que foi não só “um grande pastor, uma figura impar da Igreja Católica” mas também um vulto destacado “na área da formação, que deixou marcas indeléveis ao longo dos séculos”.

José Maria Costa destaca a forma como o antigo arcebispo de Braga (1514-90), que nessa qualidade era também responsável pela atual Diocese de Viana do Castelo, “foi capaz de interpretar aquilo que era o seu múnus pastoral” e a “relação muito próxima” que teve com as pessoas.

Para aquele responsável, “frei Bartolomeu dos Mártires foi um precursor” da Igreja atual, sobretudo através “das suas intervenções no Concílio de Trento” e dos “seus escritos que falavam exatamente na aproximação do clero ao povo”.

“Uma mensagem com muita atualidade” e que deve servir como “fonte de inspiração” para a Igreja em Portugal.

Numa época “em que os problemas sociais são tão importantes e tão graves, é importante também que os pastores da Igreja estejam próximos e que sigam este exemplo do frei Bartolomeu dos Mártires, interpretem aquilo que é, no dizer de João Paulo II, a voz daqueles que não têm voz, a voz dos oprimidos, daqueles que passam fome, que estão desempregados”, sustenta José Maria Costa.

O programa celebrativo dos 500 anos do nascimento de frei Bartolomeu dos Mártires, que se vai prolongar até 18 de julho de 2015, arranca este sábado com um concerto de música sacra na igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, a partir das 17h00.

No domingo vai ter lugar a sessão de abertura das comemorações, no auditório Lima de Carvalho, pelas 16h00 – em destaque no mesmo dia vai estar ainda o lançamento de uma coleção de selos dedicada a frei Bartolomeu dos Mártires.

Durante os próximos 14 meses, as relíquias do antigo arcebispo de Braga vão percorrer todas as paróquias dos dez concelhos da Diocese de Viana do Castelo.

Beatificado em 2001 pelo Papa João Paulo II, Frei Bartolomeu dos Mártires tem uma estátua de homenagem em Viana do Castelo, no Largo de São Domingos, e é alvo de “grande devoção” popular na região. 

LS/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR