«O futuro da Igreja parece luminoso com uma geração tão dedicada e apaixonada», explica organização do «Leadership Youth Camp»
Barreiro, 29 ago 2023 (Ecclesia) – A Paróquia de Palhais/Santo António, no Barreiro (Diocese de Setúbal), recebeu jovens de várias paróquias portuguesas, de Espanha, Itália, do Brasil e Angola, durante “uma emocionante semana”, no encontro internacional ‘Leadership Youth Camp’ 2023.
“O futuro da Igreja parece luminoso com uma geração tão dedicada e apaixonada. E, como foi ressaltado, tem futuro para ‘todos, todos, todos’”, lê-se num comunicado, enviado pelo padre Tiago Veloso (missionário passionista), esta segunda-feira, à Agência ECCLESIA.
O ‘Leadership Youth Camp’ transformou a Escola Secundária de Santo António da Charneca (Barreiro) num “centro pulsante de juventude e diversidade cultural”, de 27 de julho a 1 de agosto, antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
O momento final desta iniciativa, “de intensa adoração e reflexão, não foi apenas um encontro, mas um verdadeiro marco na vida de muitos jovens”.
Junto ao Rio Tejo, a oração ‘XLT’, estilo de adoração criado pelo movimento juvenil ‘Life Teen’, no dia 31 de agosto, foi orientado pela música do Colo de Deus, e pela reflexão e partilha de vida do angolano Leonildo Chita, onde se destacou a importância do Curso Alpha na sua transformação de vida; teve a presença do presidente/CEO do ‘Life Teen’, Randy Raus,que viajou dos Estados Unidos da América para participar nesta adoração.
O ‘Leadership Youth Camp’, para participantes dos 15 aos 30 anos, reuniu 400 jovens de diferentes continentes e culturas”.
O núcleo do ‘Leadership Youth Camp’ 2023 evento teve a participação de “destacados oradores” jovens internacionais, como Rafaella Figueredo, teóloga venezuelana de 25 anos, que vive em Roma, Tim Houston, Giovanni Sona, Michela Castaldi e Luca Colacino, ex-membro da Alpha Youth Global, que partilharam “a sua visão e paixão pela fé”.
Também se destacaram, com “abordagens únicas sobre oração, família e juventude”, Tim Houston, Ísis Vilalba, o Pastor Enoque, Mariana Resende, o Guilherme Matos e D. Camillo Cibotti.
A variedade de workshops permitiu aos jovens aprofundar-se em temas de fé, liderança e desenvolvimento pessoal. Desde o “ABC da Evangelização” até a fusão entre ciência e religião, os workshops procuraram equipar a juventude com ferramentas práticas para a sua jornada espiritual.
A organização destaca também, para além dos momentos de reflexão e formação, a festa do DJ Hope, que “coloriu a noite com pó holi e fitas glow”, e a animação de artistas locais.
A adoração diária, liderada pela comunidade ‘Colo de Deus’, proporcionou “uma experiência profunda de ligação com o divino” e foi um dos pontos altos dessa semana.
Do ‘Leadership Youth Camp’ constaram também torneios desportivos, atividades culturais, como passeios na ‘Muleta’, barco tradicional do Barreiro, e caminhadas para conhecer a arte urbana da cidade.
O comunicado destaca e agradece “o esforço de inúmeros voluntários” e a colaboração das comunidades e organizações locais, políticas, associativas e forças de segurança.
Em 2022, as paróquias de Macchia d’Isernia (Itália) e Palhais/Santo António (Portugal) organizam, naquela paróquia italiana, “o primeiro «Alpha Youth Camp»”.
CB