Barcelos sai à rua em homenagem a São Nuno

Um cortejo histórico-religioso com a imagem e uma relíquia de São Nuno de Santa Maria percorrerá as ruas de Barcelos em homenagem ao herói e santo que foi e é D. Nuno Álvares Pereira. O Conde de Barcelos terá, assim, uma justa homenagem das suas gentes, convidadas ao júbilo pela recente canonização daquele que, conhecido como Beato Nuno, já o era para todos o São Nuno de Santa Maria.

Esta homenagem, a ocorrer a 8 de Novembro, Domingo, constitui o acto solene de encerramento de festividades que começarão já na Quinta-feira anterior, com uma conferência sobre o herói militar. O dia litúrgico de São Nuno, a 6 de Novembro, será assinalado com uma Conferência proferida por D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa e por uma solene concelebração na Igreja Matriz, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga e concelebrada pelos padres do Arciprestado, que se uniram às comemorações decididas no âmbito do Conselho Pastoral da Paróquia de Santa Maria Maior, que, logo de início, associou a si a Câmara Municipal.

O programa, elaborado em conjunto pela Igreja e Autarquia, aparece largamente enriquecido com várias exposições (documental e iconográfica sobre o 7.º conde de Barcelos, de artes plásticas – Gabriela Marques da Costa e dos artesãos de Barcelos), que serão inauguradas a 30 de Outubro e permanecerão abertas ao público durante todo o mês de Novembro.

Secretariado Permanente do Conselho Pastoral

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top