Barcelos exulta com o «seu» S. Nuno Álvares Pereira

Dizer às gentes de Barcelos quem foi Nuno Álvares Pereira, cuja virtudes heróicas foram reconhecidas pela Igreja no acto solene da sua canonização, em 26 de Abril de 2009, é o que pretende o Conselho Pastoral da Paróquia de Santa Maria Maior.

Reunido no Sábado passado, para analisar a acção pastoral que se promove na cidade de Barcelos, os conselheiros rejubilaram com a canonização do Santo Condestável e sentiram ser seu dever apelar a que tal acontecimento seja devidamente celebrado na cidade. Para tal, constituíram uma equipa cuja missão será a de estabelecer contactos com as diversas autoridades e forças vivas da cidade de modo a elaborar-se um programa comum.

De facto, São Nuno, detentor de uma personalidade multifacetada, não merece que seja olhado apenas na sua dimensão de santidade heróica, mas também na sua vida de militar e patriota, atento às necessidades dos mais pobres, atitudes que alimentava numa profunda comunhão com Deus. O Conselho assumiu este desafio de congregar na unidade as diversas iniciativas ao alcance de todas instâncias interessadas, de modo a estabelecer-se um programa que, a seu tempo, se tornará público.

Em análise retrospectiva, salientaram o bom acolhimento na comunidade das iniciativas pastorais inovadoras decididas pelo Conselho, particularmente a única bênção e procissão em Domingo de Ramos, que congregou vária comunidades, e o Scriptorium Bíblico, que será continuado nos dois próximos anos, acompanhando o programa da Arquidiocese, que visa valorizar a palavra de Deus. E subiu-se o nível do objectivo inicial: em vez de nos ficarmos no manuscrito do Novo Testamento, tentaremos chegar a manuscrever toda a Bíblia.

Ainda dentro do tema da palavra de Deus, foi estudada a hipótese de um «café bíblico» na cidade, que possa despertar os cidadãos para a importância da Bíblia, não só como livro sagrado para os crentes, mas também como repositório cultural de valor único.

Ocorrendo a celebração dos 75 anos dos Padres Capuchinhos em Barcelos, o Conselho Paroquial, que, de bom grado, se associa às comemorações projectadas, tomou conhecimento do programa que se inicia em 2 de Outubro e termina em 29 de Agosto de 2010.

Secretariado Permanente do Conselho Pastoral da Paróquia de Santa Maria Maior

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top