A cidade de Barcelona acolhe de 3 a 5 de Outubro o encontro internacional de oração pela paz, promovido pela Comunidade de Santo Egídio.
A iniciativa, que reúne representantes de várias religiões e da sociedade civil, tem como tema “Viver juntos num tempo de crise. Família dos povos, família de Deus”.
O encontro procura reviver o “espírito de Assis”, quando vários líderes religiosos se reuniram na cidade de São Francisco, a 27 de Outubro de 1986, por iniciativa de João Paulo II.
A Comunidade de Sant’Egídio tem promovido, ao longo dos últimos 25 anos, uma “peregrinação de diálogo e de paz” em várias cidades europeias e do Mediterrâneo, incluindo Lisboa, em 2000.
Bento XVI recebeu esta semana o fundador da Comunidade católica, Andrea Riccardi, acompanhado pelo presidente do organismo, Marco Impagliazzo, e o Bispo de Terni-Narni-Amelia (Itália), D. Vincenzo Paglia.
Segundo o Vaticano, durante a audiência foram abordados temas relativos às “grandes questões sociais” que emergiram após a crise económica, como a pobreza que está a aumentar na Europa e no mundo.
Outro tema abordado foram os programas de solidariedade da Comunidade de Santo Egídio no Continente africano.