http://www.bancoalimentar.pt
No próximo fim-de-semana em todos os supermercados por este país fora, os portugueses são convidados a aderirem massivamente à campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar, assim sugerimos que efectuem uma visita ao espaço virtual desta organização.
Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, pretende ser uma resposta necessária mas apenas provisória, às necessidades alimentares de mais do que 275.000 pessoas. Recolhendo e distribuindo “várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiando ao longo de todo o ano, a acção de mais de 1.800 instituições em Portugal”.
Ao entrarmos na página principal, encontramos em destaque todas as campanhas que estão em vigor e percebemos antes de mais, que estamos perante um espaço virtual que apela ao nosso sentimento de partilha e de responsabilidade moral, para com todas aquelas pessoas que pouco ou nada têm para se alimentarem.
Na opção “federação”, somos informados sobre qual a missão, visão, valores, história e outros dados relevantes sobre a federação dos bancos alimentares.
Caso pretenda saber tudo o que é feito, por estas IPSS, basta clicar em “o que fazemos”. Aí descobre todas as acções que são desenvolvidas ao longo de todo o canal de distribuição alimentar, desde a recolha de alimentos até à consequente distribuição.
No item “perguntas frequentes”, são respondidas a questões primárias mas que de uma forma directa e bastante simples, procuram elucidar todos aqueles que pretendam ficar mais informados acerca do extraordinário trabalho desta organização.
Em “doar alimentos”, podemos ficar mais elucidados sobre as doações em géneros alimentares quer ao nível particular, ou ao nível empresarial. Existe ainda a possibilidade de uma colaboração financeira, seja através de donativos (com benefícios fiscais), como podendo doar parte do seu IRS a favor desta instituição.
Em ser “voluntário”, existe um formulário para ser preenchido directamente nesta plataforma, onde o candidato pode indicar a sua disponibilidade e local onde irá exercer esta nobre missão de ajudar quem mais precisa.
Aqui fica lançado o repto, adira a esta campanha e fique mais próximo e informado para poder alimentar esta magnifica ideia.
Uma vocação
Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.
Fernando Cassola Marques