Baixa de Lisboa inundada de jovens

Lisboa, 30 mar 2012 (Ecclesia) – A Baixa de Lisboa é o local para a realização da Jornada Diocesana da Juventude, que este ano se insere nas iniciativas culturais, religiosas e litúrgicas da  «Missão Metrópoles.

No ano em que o Bento XVI sugere aos jovens para meditarem no tema da “Alegria”, os jovens da Diocese de Lisboa foram convocados pelo seu bispo, D. José Policarpo, “para manifestarem esse mesmo espírito no centro da cidade”, revela o Patriarcado lisboeta em nota enviada à Agência ECCLESIA.

As igrejas do centro histórico da capital vão propor diversas atividades a partir das 14h30 desse dia, domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

O ponto de encontro para todos os jovens será na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (junto ao Marquês de Pombal) e às 15h00 realiza-se o primeiro de dois encontros temáticos – «A fé da ciência e as razões da fé» – dirigido por Henrique Leitão, da Universidade de Lisboa.

Os jovens seguem, depois, em caminhada a pé, até à Igreja de São domingos, na Baixa, onde, às 16h30, Cristina Costa e o grupo de voluntários do Hospital D. Estefânia vão falar sobre o tema «A alegria no sofrimento».

Com a alegria que lhes é característica, os jovens “vão animar a cidade de Lisboa”, refere D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, ao apresentar no programa ECCLESIA a «Missão Metrópoles».

Às 18h00, D. José Policarpo acolherá na Sé Patriarcal os jovens que aderiram ao seu convite, para assistir à última Catequese Quaresmal sobre o tema: «Jesus Cristo é a novidade radical: a fé da Igreja» e este momento culminará com a celebração da Eucaristia.

O dia termina com um concerto/festa, às 20h30, no largo de São domingo pela Banda «projeto Rumos», um grupo de música cristã, da Diocese de Lisboa.

Para este encontro “prevê-se a participação de mais de mil jovens, a partir dos 16 anos, vindos de toda a diocese” e “alguns vão trazer consigo ainda o espírito vivido nas últimas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, no passado mês de agosto.

A «Missão Metrópoles», idealizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, está a decorrer na diocese de Lisboa desde 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas e primeiro dia da Quaresma, até 15 de abril, domingo após a Páscoa.

A iniciativa, que ser realiza também em Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia, Viena e Zagreb, constitui “o momento de recuperar e reavivar os desafios e as perspetivas” do Congresso Internacional da Nova Evangelização (ICNE), que Lisboa recebeu em 2005, afirma D. José Policarpo.

LFS/PTE

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top