Avião papal aterra em Compostela

Forte nevoeiro não provocou qualquer atraso na viagem de Bento XVI

O Papa chegou esta Sábado a Santiago de Compostela, onde inicia uma viagem de menos de 36 horas a Espanha, a segunda ao país, com passagens pela localidade galega e por Barcelona, nos dias 6 e 7 de Novembro.

O avião da Alitalia que transportou Bento XVI de Roma a Compostela aterrou em Espanha cerca das 10h24, minutos antes da hora prevista, apesar do forte nevoeiro que se faz sentir no local.

A cerimónia oficial de boas-vindas, não aberta ao público, conta com a presença dos príncipes herdeiros das Astúrias, Felipe e Letizia, e o arcebispo de Santiago, D. Julián Barrio.

Uma hora depois, começa o lento percurso até à catedral de Santiago, durante o qual o Papa pode cumprimentar os milhares de fiéis esperados ao longo do caminho.

O Santuário galego e a igreja da Sagrada Família, em Barcelona, são destino da 18ª viagem do Papa ao estrangeiro. Trata-se da sétima viagem de um Papa à Espanha e a segunda do próprio Bento XVI, que em 2011 ali voltará, para a Jornada Mundial da Juventude, em Madrid – fazendo do nosso país vizinho o mais visitado no actual pontificado.

A última visita de um Papa a Compostela tinha acontecido no pontificado de João Paulo II, em 1989. O Papa polaco esteve em Barcelona em 1982, curiosamente, também num Domingo dia 7 de Novembro, tal como desta feita.

Na visita a estas comunidades autónomas de Espanha, Bento XVI vai proferir algumas palavras em galego e catalão, encontrando-se com as autoridades políticas, incluindo os líderes do Governo e da oposição, os Príncipes das Astúrias e os Reis espanhóis.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top