Aveiro, 07 nov 2011 (Ecclesia) – A tertúlia de dezembro do Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) é hoje subordinada ao tema «Onde está Deus quando morre um inocente?».
Nesta iniciativa, a decorrer no salão do Centro Universitário Fé e Cultura daquela cidade, estará presente João Duque, teólogo e professor da Universidade Católica Portuguesa, que abrirá caminho “ao encontro de uma luz que clareie esta vicissitude religiosa que, muitas vezes, ensombra até as certezas mais profundas da fé”, refere o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Com esta tertúlia, o ISCRA pretende colocar “a descoberto uma das interrogações mais profundas do género humano: onde está a justiça divina quando a injustiça assume o comando e espezinha os inocentes?”.
O problema de fundo, que se revela na pergunta «Onde está Deus quando morre um inocente?», “não é o da morte em si, pois esta encontra-se inscrita na própria natureza, mas sim o da defesa divina perante a injustiça de uma morte provocada que se viveu no meio de circunstâncias injustas, onde Deus pareceu estar ausente e/ou silencioso”, acrescenta.
LFS