
Aveiro, 20 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro preside hoje à ordenação diaconal de Rafael Malaquias Oliveira, às 16h00, na igreja matriz de Ílhavo, de onde é natural.
O futuro diácono da Diocese de Aveiro está a colaborar nas Paróquias da Branca e de Ribeira de Fráguas, no Arciprestado de Albergaria-a-Velha, com o padre João Santos.
O seminarista da Diocese de Aveiro concluiu o ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Teologia, com a tese ‘Os leigos numa Igreja sinodal. Um itinerário eclesiológico: da «hierarcologia» à corresponsabilidade’, foi aprovado com distinção, no dia 15 de maio, na Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Em declarações à Agência ECCLESIA, em 2024, Rafael Oliveira elencou “pontos fundamentais” sobre o padre do futuro, a partir da sua experiência de caminhada para o sacerdócio, como o enraizamento “naquilo que é a formação humana, espiritual”, o contexto da sua geração que “coloca novos desafios, os meios digitais são um desafio, a Inteligência Artificial coloca outros”.
“Num mundo global, as comunidades se não se revirem na proposta da comunidade procuram ao lado, procuram a internet, outros conteúdos e propostas”, acrescentou o seminarista, nas Jornadas do Clero das Dioceses do Centro de Portugal.
Rafael Oliveira estudou até ao 12.º ano nas escolas de Ílhavo, frequentou a catequese paroquial e o grupo ‘Jovens em campo’, frequentou durante um período o pré-seminário (seminário em família), e entrou para o Seminário de São José de Caparide, do Patriarcado de Lisboa, em setembro de 2017, onde fez o “ano propedêutico”, tempo de iniciação à vida de comunidade e oração; continuando a sua formação no Seminário dos Olivais (Lisboa) e frequentou as aulas de Teologia na Universidade Católica Portuguesa.
CB/PR