Aveiro: Programa da missão jubilar dos 75 anos de restauração da diocese vai incluir «Dia da Partilha»

«Queremos aproveitar este momento para mostrar uma Igreja que participa na vida concreta das pessoas», realça o responsável pela Pastoral Geral

Aveiro, 31 mai 2012 (Ecclesia) – O programa da missão jubilar que assinala os 75 anos da restauração da diocese de Aveiro vai ser apresentado hoje e deverá incluir um “Dia da Partilha”, dedicado às famílias mais carenciadas.

“Queremos aproveitar este momento não para ser uma simples comemoração mas sobretudo para ter uma missão de evangelização e renovação, mostrar uma Igreja que sai de si e participa na vida concreta das pessoas”, realça o padre Francisco Melo, em declarações à Agência ECCLESIA.

Segundo o responsável pela Pastoral Geral da Diocese aveirense, “as pessoas vão ser convidadas a partilhar bens alimentares com que mais precisa e com as instituições sociais”.

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de “pequenos gestos” que serão propostos às comunidades locais, entre novembro de 2012 e dezembro de 2013.

“Vamos sempre valorizar o dia 11 de cada mês, com atividades abertas a todas as pessoas, crentes ou ateus, porque todos podem contribuir para a construção de um mundo melhor”, salienta o sacerdote.

A diocese quer evitar “espartilhar as pessoas” ou “repartir as famílias por atividades, umas para os pais, outras para jovens e crianças”.

O clero local tem sido “pedra fundamental” na elaboração do programa definitivo de atividades, apesar de ser “pouco numeroso” e estar a ficar “cada vez mais envelhecido”.

“Por isso é que a missão também terá uma preocupação de promoção vocacional, não só no seu todo mas também para a vida sacerdotal”, adianta o padre Francisco Melo.

Uma das semanas será dedicada à sensibilização dos adolescentes e jovens para a importância da missão sacerdotal, em toda a diocese.

A apresentação do roteiro da missão jubilar à comunicação social e público em geral, com objetivo finais e datas definidas, conta com a presença do bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.

A diocese aveirense foi criada pelo Papa Clemente XIV em 1774 e extinta por Leão XIII através de documento assinado em 1881 e executado um ano depois, tendo sido restaurada por Pio XI através de bula datada de 24 de agosto de 1938.

O site diocesano já publicou uma primeira proposta de trabalho para a “Missão Jubilar dos 75 anos de restauração da diocese”, que se completam em 2013.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top