Aveiro, 31 mar 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro (SDPJVA) celebrou o Dia Mundial da Juventude e espalhou “950 sorrisos” pelo Arciprestado de Albergaria numa iniciativa intitulada ‘No sorriso de Deus, encontra-te’.
“Neste dia houve vários marcos importantes onde toda a equipa do SDPJVA esteve envolvida e onde a equipa arciprestal de Albergaria criou laços e se tornou mais forte”, afirma a responsável pelo SDPJVA, Ondina Matos.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro destaca que foram “muitos os sorrisos” que partilharam, provocaram e transformaram, no encontro de sábado, véspera do Dia Mundial da Juventude.
“O número de inscrições [950] foi uma surpresa mas é sinal que as pessoas têm cada vez menos a vergonha de assumir que querem Deus e querem viver o seu sorriso”, acrescentou João Tavares, que pertence à equipa arciprestal que acolheu este encontro diocesano.
Entre o check-in e o local do encontro os jovens da Diocese de Aveiro distribuíram sorrisos e convites pelos habitantes de Albergaria para participarem na celebração, presidida pelo bispo diocesano, e no concerto da banda Missio.
D. António Moiteiro recordou a bem-aventurança presente na mensagem – ‘Felizes os puros de coração, porque verão a Deus’ – do Papa Francisco para o 30.º Dia Mundial da Juventude.
O secretariado assinala que fez-se “história” na Diocese de Aveiro com a apresentação de um hino “inédito” que foi composto para assinalar os 30 anos, desde que o Papa São João Paulo II criou este dia da juventude nas dioceses.
Os jovens participaram em cerca de 30 workshops em diversas áreas como – expressão corporal e malabarismo; cultura e comunicação; o poder da imagem na Igreja; os tradicionais ovos-moles de Aveiro – e visitaram ainda “instituições em Albergaria” e a “rota de moinhos”.
Segundo Paula Marques, do arciprestado da Murtosa, estas três décadas “transmitem uma procura de buscar Deus em cada jovem” e revela que hoje os jovens “não conseguem atingir” a meta da felicidade que pretendem com “tanta facilidade”.
No comunicado o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro ainda “não faz previsões” para 2016 mas em contexto do ano das Jornadas Mundiais da Juventude em Cracóvia e do ano da Misericórdia esperam “atingir mais inscrições” que esta edição.
CB