Aveiro: Os cristãos são chamados a viver «a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho» – D. António Moiteiro

Afirmou o Bispo de Aveiro na homilia da solenidade de Santa Joana Princesa

Aveiro, 13 mai 2025 (Ecclesia) – O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, disse, esta segunda-feira, na celebração da solenidade de Santa Joana, que os cristãos são chamados a viver “a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”.

“Estes são os valores a que somos chamados a viver: defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho nesta nova sociedade que nos há tocado viver e na qual devemos ser sal que dê sabor a este mundo e fermento para o transformarmos”, disse D. António Moiteiro na homilia da solenidade de Santa Joana.

«Eu sei que posso contar com todos e cada um de vós para caminhardes comigo, enquanto como Igreja, como comunidade de amigos de Jesus e como fiéis continuamos a anunciar a Boa Nova, a anunciar o Evangelho» (Papa Leão XIV), estas palavras pronunciadas pelo Papa Leão XIV, no início da homilia da passada sexta-feira na Capela Sistina com os cardeais presentes na Eucaristia refletem um pouco o seu estilo de vida como missionário, frade da Ordem de santo Agostinho e pastor de uma diocese e agora sucessor de Pedro: caminhar juntos em comunidade de amigos de Jesus e anunciar o Evangelho”, realçou o bispo.

Na celebração da festa de Santa Joana Princesa, “nossa padroeira”, estes “dois traços da sua vida como cristã e monja da ordem de São Domingos estão bem presentes na sua curta vida: viver em comunidade de amigos de Jesus e tudo fazer para que Ele seja mais conhecido e amado”, lê-se na homilia enviada à Agência ECCLESIA.

A Igreja oferece “a todos a riqueza de sua doutrina social para responder a outra revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”.

“Peçamos à nossa Padroeira que junto de Deus interceda por nós e que saibamos imitá-la no amor à nossa terra e às suas gentes, através do compromisso da nossa vida em favor da dignidade humana, da justiça social e na defesa de um trabalho digno para todos”, finalizou D. António Moiteiro

LFS

Partilhar:
Scroll to Top