Aveiro: Novo livro dedicado aos 75 anos da restauração da diocese

Monsenhor João Gonçalves Gaspar, historiador, destaca papel desempenhado pelos vários bispos

Aveiro, 20 mar 2014 (Ecclesia) – O monsenhor João Gonçalves Gaspar, antigo vigário-geral da Diocese de Aveiro e historiador, lançou uma nova obra, inserida na comemoração dos 75 anos da Igreja Católica local.

Na sessão de apresentação do livro ‘Diocese de Aveiro – Subsídios para a sua história’, o sacerdote explicou que o principal objetivo foi ajudar a definir novos rumos para a pastoral católica, “mais adequados às circunstâncias contemporâneas”, tendo como base aquilo que já foi concretizado no passado.

Citando uma intervenção do Papa Francisco, o autor sublinhou que “a tradição e a memória do passado devem ajudar” as pessoas a terem “coragem” para “abrir novos espaços para Deus”.

A obra lançada quarta-feira no auditório da Universidade de Aveiro é uma reedição da publicação com o mesmo nome, que o monsenhor João Gonçalves Gaspar escreveu em 1964.

Desta vez, o enfoque principal do projeto foi para o papel desempenhado pelos diversos bispos que serviram as comunidades aveirenses, nas últimas cinco décadas.

Para o sacerdote, que foi também secretário do episcopado de Aveiro durante vários anos, os bispos “são os principais motores da vida apostólica na comunidade diocesana e também nas diversas comunidades cristãs” e “vínculos indispensáveis de comunhão entre os cristãos e destes com Cristo”.

“Os prelados aveirenses, cada um com o seu objetivo ou ideal, entregaram-se à tarefa de fazerem tudo pelo bem espiritual, humano e social da comunidade”, apoiados por “muitas pessoas” que ao longo destes anos foram exemplos de “trabalho abnegado e de sacrifício ilimitado”, acrescentou.

A publicação do monsenhor João Gonçalves Gaspar faz referência a todos os 10 bispos que passaram pela Diocese de Aveiro, desde o primeiro, D. António Freire Gameiro de Sousa (1744-1799), ainda anterior à restauração da diocese, até ao mais recente, D. António Francisco dos Santos.

O prelado, principal impulsionador da reedição do livro, foi nesta mesma sessão alvo de uma homenagem por parte da comunidade aveirense.

Depois de quase sete anos de serviço à Igreja Católica local, D. António Francisco dos Santos prepara-se para abraçar uma nova missão, na Diocese do Porto.

No seu discurso, monsenhor João Gonçalves Gaspar destacou o prelado como alguém que sempre viveu e viverá “inquieto e a estimular os cristãos pelo anúncio do Evangelho, pelo amor da Igreja, pelo dinamismo pastoral e pelo serviço dos irmãos, homens e mulheres.

O investigador recordou ainda a mensagem que o bispo deixou aos fiéis na sua primeira eucaristia como bispo de Aveiro, a 8 de dezembro de 2006:

“Somos uma diocese nova, recém-restaurada, mas o caminho já percorrido é grande e belo, com as etapas marcantes de dois sínodos diocesanos a cujos dinamismos me vinculo. É meu dever assumi-los, continuá-los. Há vidas doadas a Deus, à Igreja e ao seu povo que hoje e sempre devemos recordar, agradecer e merecer”, disse na altura D. António Francisco dos Santos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top