Aveiro, 08 mar 2012 (Ecclesia) – O livro “Primeira República Portuguesa e Igreja Católica”, de monsenhor João Gonçalves Gaspar, da diocese de Aveiro, é lançado hoje no salão nobre do Teatro Aveirense.
A investigação editada pela Diocese de Aveiro, de que o autor é vigário geral, vai ser apresentada, às 18h30, pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que assina o prefácio.
D. Manuel Clemente realça, no prefácio, que é mais um “trabalho histórico-religioso de grande oportunidade e valia”.
Ao escrever sobre monsenhor João Gaspar, o bispo do Porto sublinha que “vem de longe o seu interesse pela temática, bem evidenciado em vários e preenchidos escritos, com especial relevo para os três volumes que dedicou ao Bispo Lima Vidal”.
“De grande oportunidade é o presente estudo, na esteira das comemorações do centenário da implantação da República, que deu azo a muitas publicações sobre o assunto”, lê-se no texto, enviado à Agência ECCLESIA.
Segundo o bispo do Porto, com estas publicações existe, hoje, “uma visão muito mais pormenorizada e circunstanciada do que sucedeu em Portugal nas primeiras décadas do século passado”.
LFS