Autarquia decidiu homenagear o antigo bispo diocesano
Aveiro, 07 mai 2021 (Ecclesia) – O Município de Aveiro vai homenagear D. António Francisco dos Santos, antigo bispo diocesano, na toponímia da cidade, dando o nome do responsável católico, falecido em 2017, a uma nova avenida.
“Entre as várias atribuições, queremos dar destaque à atribuição do topónimo de D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro entre 2006 e 2014, à nova Avenida que liga a Alameda Silva Rocha à Avenida Vasco Branco e seguindo até à futura rotunda do Túnel de Esgueira”, pode ler-se no sítio online da autarquia.
A decisão foi aprovada após a “reunião da Comissão Municipal de Toponímia – órgão consultivo da Câmara – no passado mês de abril”.
D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto desde 2014, faleceu na sequência de um problema cardíaco, aos 69 anos, na Casa Episcopal.
Natural de Tendais, diocese de Lamego, D. António foi ordenado padre em dezembro de 1972; após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na ‘École Pratique de Hautes Études Sociales’, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.
O Papa São João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, foi ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.
O agora Papa emérito Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006; o Papa Francisco nomeou-o bispo do Porto em fevereiro de 2014, tendo tomado posse a 5 de abril desse ano.
SN