Diocese tem um novo diácono em ordem ao presbitério

Aveiro, 21 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, disse, este domingo, na homilia de ordenação diaconal de Rafael Oliveira que “mais do que honras, temos de procurar e valorizar o serviço”.
“Mais do que honras, temos de procurar e valorizar o serviço. O maior tem de se igualar com o mais jovem, e o que tem autoridade tem de se comportar como aquele que serve”, realçou D. António Moiteiro na homilia enviada à Agência ECCLESIA.
Natural de Ílhavo, Rafael Malaquias Oliveira de 26 anos foi ordenado diácono no dia 20 de julho, numa celebração presidida por D. António Moiteiro, na igreja matriz de Ílhavo.

Em estágio pastoral nas paróquias da Branca e Ribeira de Fráguas, concluiu o ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Teologia, com a tese ‘Os leigos numa Igreja sinodal. Um itinerário eclesiológico: da «hierarcologia» à corresponsabilidade’, onde foi aprovado com distinção, em maio deste ano, na Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Na homilia da ordenação diaconal, o bispo de Aveiro sublinhou que no dia-a-dia, “constatamos que há muitas coisas a fazer e esta preocupação e afã apoderam-se de todos nós, mas por nossa culpa. Embora tenhamos muitas coisas a fazer, temos de distinguir o que é mais urgente ou o mais necessário”.
“A nossa docilidade ou resistência em aceitar essas exigências pode servir de termómetro que marque a nossa atitude de decisão”, salientou D. António Moiteiro.
LFS