Aveiro: Jornada Mundial da Juventude favorece «renovação espiritual» e encontro de gerações (redação corrigida)

Entre os 245 peregrinos que vão a Madrid contam-se «jovens» dos 5 aos 83 anos

Lisboa, 04 ago 2011 (Ecclesia) – A diocese de Aveiro, que celebra este ano 75 anos de existência, encara as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) como uma oportunidade de “renovação espiritual” e de encontro de gerações.

Em entrevista ao Programa ECCLESIA desta quarta-feira, na RTP2, D. António Francisco dos Santos diz “contar com os jovens para serem a lufada de ar fresco” que a sua comunidade precisa, e classifica o evento de Madrid como um “manancial de graça para que esta missão se realize”.

“Estamos com eles na preparação das jornadas e vamos estar com eles em oração e em comunhão”, garante o bispo aveirense.

Nesta altura, cresce a expectativa entre os 245 peregrinos que vão representar Aveiro na capital espanhola, entre 16 e 21 de agosto.

A possibilidade de viver uma “experiência única na vida”, juntamente com milhares de pessoas vindas de todo o mundo, entusiasma não só jovens e adolescentes mas também crianças e idosos daquela diocese.

“Os jovens é que me fazem ter toda esta energia, porque puxam por nós, gostam de ver pessoas alegres e capazes de desfrutar da vida”, sublinha a irmã Maria Armanda, que aos 83 anos vai acompanhar o grupo até Espanha.

Na outra extremidade da linha da vida está o Salvador Carvalho, que apesar de ter apenas 5 anos de idade, vai participar pela segunda vez numa JMJ.

A primeira viveu-a na barriga da sua mãe, em 2005, quando o certame teve lugar na cidade alemã de Colónia.

O petiz viaja com “o pai e a mãe” e leva consigo o desejo de “ver o Papa”.

Para os elementos que colaboram com o secretariado diocesano da pastoral juvenil, como Edgar Marques, as jornadas são sobretudo uma oportunidade de “transmitir algo de diferente” aos mais novos.

É que, embora os participantes venham de países e culturas diferentes, todos “partilham o mesmo espírito e crença em Jesus Cristo”, realçam.

A comitiva aveirense vai ficar alojada no Polidesportivo Cerro Almodóvar, a cerca de 10 quilómetros da Praça Cibeles, um dos locais mais emblemáticos de Madrid e que vai acolher algumas das principais iniciativas das JMJ 2011, como a primeira saudação a Bento XVI, por parte dos jovens, e uma via sacra, nos dias 18 e 19, respetivamente.

PTE/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR