Colóquio junta antigo presidente da República e bispo de Lamego, D. António Couto
Aveiro, 23 jan 2013 (Ecclesia) – Jorge Sampaio, presidente da República entre 1996 e 2006, e D. António Couto, bispo de Lamego, participam hoje às 21h00, em Estarreja, num debate sobre ecumenismo e diálogo inter-religioso organizado pela Diocese de Aveiro.
“A cinquenta anos do início do Concílio Ecuménico Vaticano II e em pleno Oitavário de oração pela unidade dos cristãos [18 a 25 de janeiro] tem todo o sentido alargarmos horizontes de reflexão e perspetivas de missão à urgência e ao valor da comunhão ecuménica e do diálogo inter-religioso”, sublinha o bispo de Aveiro em mensagem publicada no site da diocese.
D. António Francisco dos Santos lembra que no território da diocese há “várias comunidades cristãs não católicas”, além de “muitas pessoas com outras convicções religiosas” que mantêm um “diálogo aberto e convívio franco” com a Igreja.
“Basta lembrar mais de mil e quinhentos jovens estrangeiros, provenientes de dezenas de países do mundo, que vivem e estudam em Aveiro, possuidores de grande riqueza humana e de valioso património cultural e religioso, que urge conhecer, respeitar e acolher”, acentua.
O colóquio com D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, e Jorge Sampaio, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, realiza-se no Cine-Teatro de Estarreja, com moderação do jornalista Carlos Daniel, da RTP.
A iniciativa enquadra-se na programação da ‘Missão Jubilar’ da Diocese de Aveiro, que em 2013 assinala 75 anos da restauração.
RJM