Aveiro: Faleceu o padre Manuel Arlindo da Rocha Valente

Foto: Diocese de Aveiro

Aveiro, 03 jun 2025 (Ecclesia) – O padre Manuel Arlindo da Rocha Valente, que deixou o serviço pastoral por idade e doença, em 2017, faleceu hoje, aos 85 anos de idade, no Hospital de Águeda, informou, “com imenso pesar”, a Diocese de Aveiro.

O funeral do padre Manuel Arlindo da Rocha Valente vai realizar-se esta sexta-feira, dia 4 de junho, pelas 17h00, na igreja matriz de Vila Nova de Monsarros, no Município de Anadia.

O sacerdote da Diocese de Aveiro, que faleceu esta quinta-feira, 3 de junho, aos 85 anos de idade, no Hospital de Águeda, nasceu a 11 de outubro de 1939, na freguesia de Válega, no Município de Ovar.

O padre Manuel Arlindo da Rocha Valente cresceu em Avanca, frequentou o Seminário de Santa Joana em Aveiro, de 1952 a 1962, e o Seminário dos Olivais, do Patriarcado de Lisboa, de 1962 a 1966.

Ordenado presbítero, a 14 de agosto de 1966, pelo então bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, na igreja de S. Bernardo, e começou a exercer o ministério pastoral como vigário paroquial em Arcos (Anadia), durante meses, e na Gafanha da Nazaré, durante três anos.

O padre Manuel Arlindo da Rocha Valente foi pároco de Vila Nova de Monsarros, durante 18 anos, a partir de 1989, foi pároco de Bustos e Mamarrosa, e acumulou, algumas vezes, o cargo de administrador paroquial de Troviscal e Amoreira da Gândara.

O sacerdote também foi professor, deu aulas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em Anadia, e colaborou no Instituto de Promoção Social da Bairrada (Colégio de Frei Gil – Bustos), “pertencendo ao corpo docente e à direção”, destaca ainda a Diocese de Aveiro.

O padre Manuel Arlindo da Rocha Valente, que deixou o serviço pastoral por idade e doença, em 2017, celebrou as bodas de ouro de ordenação sacerdotal no ano anterior, em 2016.

CB

Partilhar:
Scroll to Top