Mostra é inaugurada no dia 20 de janeiro
Aveiro, 19 jan 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro inaugura este domingo, às 15h30, no museu da cidade, uma exposição sobre a história das 101 paróquias do seu território e o património que possuem.
“Diocese de Aveiro – presente e memória” é o título da exposição de arte sacra, promovida no âmbito da Missão Jubilar dos 75 anos da Restauração da Diocese de Aveiro, em curso ao longo deste ano.
A exposição pretende “despertar as comunidades cristãs para o valor do património que possuem e sensibilizar para a correta conservação e preservação do mesmo”, refere um comunicado do Gabinete de Imagem e Comunicação da Diocese de Aveiro (GICDA), enviado à Agência ECCLESIA.
Esta mostra tem por objetivo promover “o diálogo com o mundo e a sociedade em que está inserida” e vai ser uma oportunidade de “partilha de um tesouro sem esquecer nunca que a arte transporta em si um ministério profético”, afirma o mesmo comunicado
Durante a exposição, que decorre até 7 de abril de 2013, a Missão Jubilar promove também dois momentos culturais: serões sobre o tema “O transcendente presente na palavra”, no dia 1 de fevereiro, e no dia 2 de março, sobre “O transcendente presente na pintura”.
Em declarações ao GICDA, D. António Francisco, bispo da diocese, refere que estas iniciativas são promovidas para “percorrer um belo roteiro pela magia do tempo, pela grandeza da história, pela beleza da terra e pela densidade da fé”.
As noites culturais decorrem às 21h00 nos claustros do Museu de Aveiro e, tal como a exposição, têm entrada gratuita.
PR