Plano para triénio 2015-2018 foi dado a conhecer às comunidades católicas
Aveiro, 08 jul 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro promoveu uma sessão de apresentação das linhas gerais do plano diocesano pastoral intitulado ‘Igreja de Aveiro, vive a alegria da Misericórdia’, para os anos de 2015 a 2018, que está “alicerçado no símbolo do lava-pés”.
O Plano Diocesano da Pastoral foi apresentado pelo padre Georgino Rocha e a Diocese de Aveiro revelou três linhas de orientação comuns – Fé; Esperança; Caridade – que estão presentes no subtemas e nos objetivos a serem vividos em cada ano entre 2016 e 2018.
No próximo ano pastoral, 2015-2016, a diocese vai ter como lema ‘Igreja de Aveiro, vive a alegria da Misericórdia na alegria da Fé!’ e tem como objetivos: “Despertar e educar para a alegria da fé em Jesus Cristo, o rosto misericordioso de Deus Pai; Acolher Maria que nos visita e nos introduz no Mistério de Cristo; Apresentar Santa Joana como modelo na alegria da consagração.”
Depois, em 2016-2017, a Igreja de Aveiro vive a alegria da misericórdia “na firmeza da Esperança” e são apresentados como objetivos a promoção de uma “cultura de encontro” e celebrar a vida e a fé em Jesus Cristo, “o rosto da esperança”, vão celebrar Maria que “congrega e acolhe” em Igreja e ainda apresentar a padroeira da diocese como “modelo no amor a Cristo crucificado”.
Por fim, no último ano deste triénio os aveirenses têm como tema do ano pastoral “Igreja de Aveiro, vive a alegria da Misericórdia no vigor da Caridade!”.
Em 2017-2018 são apresentados como objetivos aos católicos que levem Jesus Cristo, “o rosto do amor”, a todos os “feridos da vida”, que aprendam com Maria a “prontidão e o serviço aos outros” e apresentem Santa Joana Princesa como “modelo no amor aos pobres”.
O sítio online da Diocese de Aveiro explica que as linhas gerais são o suporte do plano que vai ser “enriquecido em unidade” pelos secretariados diocesanos, e posteriormente apresentado com uma Nota Pastoral do bispo da diocese, “em meados de outubro”.
O plano diocese para os próximos três anos da Igreja de Aveiro está “alicerçado no símbolo do lava-pés” onde se inspira a “espiritualidade de serviço” que dá sentido a toda a ação pastoral e gera a “felicidade de quem se deixa envolver”.
A diocese assinala ainda que neste gesto de Jesus aos seus discípulos apoia-se a pedagogia do “acompanhamento personalizado” que atende à situação de cada pessoa e indica-se com “clareza inexcedível” o objetivo a conseguir, como disse Jesus: “Tomar parte comigo.”
Na apresentação das linhas gerais do plano diocesano ‘Igreja de Aveiro, vive a alegria da Misericórdia’ também foram adiantadas algumas datas para que este seja concretizado como: A abertura do Ano Santo da Misericórdia, a 13 de dezembro; o encerramento do Ano da Vida Consagrada a 2 de fevereiro de 2016; as 24 Horas para o Senhor, uma ação arciprestal, nos dias 5 e 6 de março de 2016.
Outras datas em destaque são o Dia da Igreja Diocesana com a Peregrinação ao Santuário de Fátima, a 4 de março de 2017 e o Congresso Eucarístico Diocesano, que conta com a realização de jornadas arciprestais de preparação, em junho de 2018.
D. António Moiteiro que também esteve presente nesta sessão no final apresentou “sumariamente” o programa da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à diocese que está agendada de 18 de março e 10 de abril de 2016.
CB/OC