Espetáculo «Ouve (quase) todos os hinos da JMJ» proporcionou viagem às anteriores edições internacionais
Aveiro, 17 mai 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro para a Jornada Mundial da Juventude 2023 promoveu, este domingo, o primeiro encontro de jovens peregrinos desta diocese no encontro de jovens de todo o mundo, em Lisboa, e recordaram as anteriores edições internacionais.
“Desta forma conseguem perceber o que outros jovens já viveram a alegria da jornada”, assinalou o coordenador do COD Aveiro, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Neste primeiro Encontro de Jovens Peregrinos da JMJ Lisboa 2023 da Diocese de Aveiro, a 14 de maio, os participantes recordaram ou ficaram a conhecer as 14 edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude, através do espetáculo ‘Ouve (quase) todos os hinos da JMJ’.
Segundo Pedro Carvalho, o espetáculo mostra a “importância de inscrever a história das Jornadas Mundiais da Juventude nos jovens” que vão viver entre encontro em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
A nota de imprensa destaca que os participantes da Diocese de Aveiro “vibraram ao ver imagens da multidão” nas Jornadas anteriores, neste encontro com vídeo, encenações, poesia e os hinos cantados ao vivo pela banda ‘Fortaleza Jovem’, de inspiração cristã/católica, formada em 2014.
O responsável pelo Comité Organizador Diocesano de Aveiro partilhou também informações sobre a edição da JMJ na capital portuguesa, como a localização da ‘Cidade da Alegria’, em Belém, que inclui o ‘Parque do Perdão’, e todos os locais incluídos na ‘Festa da Juventude’.
Ondina Matos, que também pertence ao COD, participou em seis Jornadas Mundiais e partilhou os seus dez mandamentos para viver este encontro “da melhor forma”, como a importância de “beber água constantemente” para não desidratar, levar “apenas o essencial” para a viagem, não deixar lixo pelas ruas, “num alerta de que o planeta é de todos e que precisa da ajuda de cada um”.
Este primeiro encontro dos participantes da Diocese de Aveiro na JMJ 2023 aconteceu no momento ‘Joana Embala o Caminho’, entre 12 e 14 de maio, dedicado a Santa Joana Princesa, patrona da JMJ e padroeira da Diocese de Aveiro.
Neste contexto, o Comité Organizador Diocesano de Aveiro também promoveu um encontro dedicado aos COA’s (Comités Organizadores Arciprestais) e COP’s (Comités Organizadores Paroquiais), onde puderam saber mais sobre o novo modelo de catequeses da JMJ, o Rise Up que “desafia os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia”, no Parque de Exposições.
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
Cada Jornada Mundial da Juventude realiza-se, anualmente: a nível diocesano, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
CB/OC