Aveiro: Diocese propõe itinerário «Quaresma-Caminho Sinodal»

Aveiro, 17 fev 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro publicou o seu itinerário quaresmal, intitulado ‘Em direção à Páscoa… sonhemos juntos, o Caminho!’, sublinhando a dimensão “eclesial comunitária”, no contexto do final da primeira fase sinodal.

“O contexto eclesial desta Quaresma coincide com a chamada ‘fase diocesana’ de consulta ao povo de Deus na qual estamos envolvidos todos, paróquias, comunidades, movimentos, diocese”, explica a Diocese de Aveiro, no contexto do Sínodo 2021-2023 que a Igreja Católica está a viver.

No itinerário ‘Em direção à Páscoa… sonhemos juntos, o Caminho!’ a proposta para a comunidade em geral “é simples” e pretende que façam o percurso “Quaresma-Caminho Sinodal” em paralelo, para que possam “ajudar as pessoas e as comunidades a fazer caminho de conversão sinodal”.

“Como um êxodo desde o deserto das nossas vidas (tempo das antigas escravidões da pré pandemia) para um tempo, uma nova terra, de superação de todas as tentações como Igreja ou como pessoas”, acrescenta.

A Diocese de Aveiro assinala que as propostas para a caminhada até à Páscoa têm que ser trabalhadas e adaptadas em cada comunidade, que é o “espírito sinodal”, “um mesmo propósito, um mesmo caminho, mas cada um com as suas especificidades”.

Na proposta diocesana para “ajudar” a celebrar o tempo da Quaresma à luz da caminhada sinodal é sugerida uma intenção para incluir na Oração Universal em cada domingo, que tem também um subtema e uma pequena reflexão.

A Diocese de Aveiro publicou também uma proposta para as crianças da catequese que assenta num princípio sinodal: “No caminho acompanhamos Jesus e Jesus acompanha-nos, sempre”.

“A Quaresma não é um caminho em solitário, meramente individual: é sempre com Jesus e sempre em comunidade. E quem caminha com Jesus é constantemente desafiado. É este desafio, pessoal e comunitário, que o processo sinodal nos propõe, também com as crianças e a catequese”, desenvolve.

Desde a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, este ano dia 2 de março, até ao Domingo de Páscoa, celebrado a 17 de abril, a Catequese da Infância tem desafios semanais, como “participar na Celebração de Cinzas”, “praticar uma boa ação diária, registá-la e guardá-la numa “caixinha’”, “oferecer uma flor”, preparar o ramo e colocá-lo em “lugar visível do exterior”.

Este percurso semanal até à Páscoa vai ter duas personagens que vão desafiar a catequese semanalmente, “a Quaresma e o Peregrino”, e os vídeos vão ser publicados no início de cada semana no sítio online da Diocese de Aveiro e na sua página na rede social Facebook.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que se inicia com a celebração das Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ é o tema da assembleia sinodal convocada pelo Papa Francisco, e o percurso para a celebração do Sínodo está dividido em três fases – outubro de 2021 a outubro de 2023.

Neste momento encontra-se na fase diocesana, até 15 de agosto, depois realiza-se a continental, antes da fase definitiva, a nível mundial.

CB

Partilhar:
Scroll to Top