Itinerário nos «Passos que nos levam a Jesus» com desafios para crianças, os adolescentes e jovens e as famílias
Aveiro, 13 nov 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro publicou a ‘Caminhada do Advento’ que tem como simbolismo “diferentes tipos de calçado com o propósito de ajudar a viver” este tempo litúrgico até à Epifania, de 1 de dezembro a 5 de janeiro 2025.
“Esta caminhada de Advento salienta a experiência de peregrinação por estradas e caminhos, centrando-se na experiência do que levamos calçado, ou seja, do tipo de sapato adequado a cada chão, a cada tipo de caminho. A partir da Palavra de Deus que a Igreja nos propõe para os domingos do tempo de Advento-Natal-Epifania, vamos iluminar os caminhos concretos que percorremos na vida”, lê-se na introdução deste itinerário, publicado hoje na página da Diocese de Aveiro na internet.
A Caminhada do Advento 2024, que tem como tema ‘Passos que nos levam a Jesus’, explica que neste início de novo tempo litúrgico, a Igreja “põe-se a caminho e convida todos a peregrinar com a certeza de que Deus” também caminha.
O objetivo da caminhada espiritual de Advento proposta pela catequese da Diocese de Aveiro é “reconhecer” nos passos que dão “a presença de Deus”, como sinal visual vão ter um painel evolutivo e uma caixa onde colocam os “vários tipos de calçado personalizados pelos catequizandos ou membros da comunidade”.
O itinerário é constituído por um texto bíblico, um símbolo, um tema, o enquadramento, a dinâmica comunitária e desafios por grupos, adaptados a cada realidade, para as crianças, os adolescentes e jovens e para as famílias.
Do 1.º ao 4.º domingo do Advento os símbolos são sandálias novas, botas de peregrino, chinelo e sapatilha, no dia de Natal é um “pé descalço”, na festa da Sagrada Família (29 de dezembro) são “pantufas de vários tamanhos”, enquanto na solenidade da Epifania (5 de janeiro de 2025), conhecida popularmente como “Dia de Reis”,
A Caminhada do Advento 2024 é uma proposta do Departamento Diocesano da Catequese de Aveiro, em parceria com o Secretariado da Educação Cristã e a Pastoral Geral de Aveiro, durante esta caminhada vão ser publicadas propostas de Eucaristia em Família, uma por semana, no sítio online da diocese aveirense.
A Igreja Católica vai celebrar os tempos do Advento e do Natal, entre 1 de dezembro e 12 de janeiro de 2025; o novo ano no seu calendário litúrgico começa com o chamado tempo do Advento, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.
A Diocese de Aveiro, na sua caminhada, explica que o Advento “não é só um tempo, mas também uma atitude profunda perante a vida, as pessoas, o mundo”, realçando que “o autêntico Advento é o que cultiva e desenvolve a esperança”.
CB/OC