Voluntários percorrem esta quinta-feira as paróquias em busca de bens alimentares e produtos de higiene que serão depois distribuídos pelos mais necessitados
Aveiro, 11 abr 2013 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Aveiro promove hoje o ‘Dia da Partilha’, iniciativa de solidariedade que tem como objetivo apoiar famílias carenciadas e instituições de solidariedade social através do envolvimento das comunidades locais.
Numa nota disponibilizada através da Internet, o bispo diocesano, D. António Francisco dos Santos, sublinha que “a partilha é dom de quem acredita na força redentora do amor” e “milagre de quem não deixa morrer a esperança, a alegria e a solidariedade no coração, na vida e na família de quem sofre”.
O prelado desafia os fiéis a participarem de forma “inventiva e generosa” numa iniciativa que pretende sobretudo reunir bens alimentares “não perecíveis” como “óleo, azeite e leite” e produtos de higiene pessoal.
“Só a partilha nascida da caridade conseguirá abrir à Humanidade a porta da fé e da esperança num futuro justo, fraterno e feliz”, salienta o bispo, para quem a partilha é também “escola de valores onde se antevê e alimenta o futuro”.
Com o lema ‘Um dia vou dar… Hoje é o dia!’, o projeto conta com o apoio de um grupo de voluntários que vão percorrer as paróquias para recolher os donativos .
A ação está inserida no programa da Missão Jubilar, que a diocese está a desenvolver em 2013 para assinalar os 75 anos da sua restauração.
Na sua mensagem para a Páscoa, D. António Francisco dos Santos pedia aos católicos para ajudarem a curar as “feridas sociais e as dores humanas” provocadas pela crise, através de “uma intervenção lúcida e corajosa e uma presença fraterna e ativa”.
“O mundo em que vivemos, especialmente a hora de crise que atravessamos e que atinge tantas pessoas e famílias, pede-nos gestos criativos e ações concretas de partilha e de fraternidade”, escreveu o prelado.
No dia 26 de abril, a Diocese vai realizar no Cineteatro São Pedro, em Águeda, uma sessão/debate subordinada ao tema ‘Economia e o mundo operário: Oportunidades’, a partir das 21h00.
JCP