Aveiro: Diocese pede para desligar a tv numa refeição

Missão Jubilar assinala dia e mês da família

Aveiro 11 set 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro assinala hoje o Dia da Família com a proposta de que uma refeição seja feita com a “televisão desligada” e, ao longo de todo o mês, os laços familiares sejam fortalecidos.

D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, assinala numa mensagem que dirigiu à diocese, que “ser família” exige tempo “para escutar e ser escutado, para ajudar e ser ajudado, para ser com os outros e para os outros, para amar e ser amado”.

No início de uma “nova fase” da Missão Jubilar, o bispo diocesano convida “cada família da Diocese” a “encontrar, ao longo deste mês, mais tempo” para que se fortaleçam laços e se promovam “oportunidades de diálogo frutuoso” com “disponibilidade e criatividade”.

Nesta quarta-feira, a Missão Jubilar desafiou as famílias da diocese a que “pelo menos” uma refeição “aconteça coma tv desligada”.

A proposta é transmitida no material de apoio para este mês, onde uma casa em papel a ser concluída por cada família contem a mensagem essencial deste Dia da Família e o calendário da Missão para o mês de setembro.

“Dar tempo à família permite e favorece que cada um, segundo a sua idade e condição, participe no mundo e nos sonhos dos outros, para que filhos e netos, pais e avós aprendam uns com os outros e saboreiem a alegria e a sabedoria de viver em família”, escreve D. António Francisco dos Santos.

Para o bispo de Aveiro, propor este Dia da Família depois das férias é um convite a “fazer de cada família um lar de amor abençoado e feliz” e uma “oportunidade única para recentrar a família no essencial.

“A família deve ser berço e primeira escola, casa e igreja doméstica para que cada um dos seus membros aí encontre a bênção e o perdão, a força para caminhar e o porto de abrigo nas horas de provação, a apreciação mútua e o incentivo para abrir novos horizontes ao futuro”, escreve.

D. António Francisco dos Santos manifesta também “proximidade e comunhão” para com as famílias que “vivem horas de luto, de dor, de provação, de desemprego, de ansiedade ou de descoberta de rumo e de sentido para uma vida feliz”.

Na mensagem que dirige à diocese, o bispo de Aveiro recorda ainda a “tragédia” dos incêndios e as “vidas doadas” por muitos bombeiros, nomeadamente oito que faleceram este verão quando “generosamente se entregavam na luta pela salvaguarda das vidas e dos bens”.

“Recordamos com pesar esta tragédia e imploramos a Deus que acolha estes bombeiros falecidos no seu Reino e os faça partilhar agora, na eternidade, do bem maior que é a ressurreição para a felicidade e para a paz”, afirma.

Na mensagem, D. António Francisco dos Santos refere-se ao início do ano escolar e incentiva “alunos, professores e colaboradores educativos” a um “esforço conjunto” e à “cooperação permanente entre a escola, a família e a comunidade”.

A Missão Jubilar foi proposta por D. António Francisco dos Santos para assinalar os 75 anos da restauração da diocese com um conjunto de iniciativas pastorais, entre o outubro de 2012 e 11 de dezembro de 2013, proporcionando “uma caminhada de renovação da diocese”.

 

PR

Partilhar:
Scroll to Top