Objetivo é ajudar comunidades a redescobrir a fé
Aveiro, 03 fev 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro lançou uma proposta de caminhada para a Quaresma e Páscoa intitulada “Jesus é o Filho de Deus, escuta-O!”, em que convida as suas comunidades à “redescoberta” da Palavra de Deus e da oração.
No guião do projeto, disponibilizado através da internet, a Igreja Católica local salienta a necessidade de aproveitar este tempo litúrgico para “um verdadeiro encontro com Jesus Cristo”.
E isso pressupõe a criação de “espaços de fraternidade onde se realizem as palavras de Jesus”, aponta o documento, citando as palavras do bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, quando assumiu a diocese em setembro do último ano.
Este ano, o guião sugere como “símbolo comunitário” uma árvore (real ou em cartão por exemplo) que deve estar presente em cada igreja local, em cada eucaristia desta caminhada.
Uma “árvore com ramos secos” que semana a semana deverá ser preenchida com folhas novas, cada uma com um desafio especial: “Converte-te; Encontra-te; Experimenta; Pratica; Segue-me; Entrega-te; Acredita”.
Além disso, a Diocese sugere ainda duas atividades comunitárias de reflexão e oração: a primeira é uma sessão semanal de “lectio divina”, com base no evangelho de cada domingo, “dirigida em especial a famílias, grupos bíblicos e de catequese de adultos”.
Outra é “um dia de retiro” a 7 de março, que deverá ser “organizado, preferencialmente, a nível arciprestal”.
Para os mais novos, crianças e adolescentes, está também prevista “uma folha semanal de oração e compromisso”, que será entregue em cada sessão de catequese.
Eles deverão levá-lo preenchido “eucaristia da semana seguinte, como fruto da sua oração” e colocá-la “na árvore comunitária”.
Quanto aos jovens, vão receber no início da Quaresma “um caderno de oração e compromisso, onde são desafiados a um caminho de oração pessoal”.
“Este caderno será pessoal, mas deve ser valorizado no grupo, no retiro quaresmal, na celebração diocesana do Dia Mundial da Juventude e na Semana Santa”, explica a Diocese de Aveiro.
A Quaresma que se inicia com a celebração de Quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro, em 2015), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
JCP