Propostas centradas na importância do Batismo
Aveiro, 23 fev 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro propõe às comunidades propõe o lema ‘Sou batizado, por isso sou chamado!’ para a caminhada da Quaresma 2017, com propostas de preparação para a Páscoa.
“A Palavra de Deus é a grande fonte onde vamos beber ao longo da Quaresma. Terá um lugar central não só na liturgia, mas também nas propostas que são apresentadas para as famílias e para a comunidade cristã”, explica a Diocese de Aveiro.
As leituras que a liturgia dominical oferece são “verdadeiras catequeses batismais” que pontuam o caminho que é necessário percorrer para se “fazerem novos cristãos”.
A proposta de caminhada destina-se ser desenvolvida a partir do primeiro domingo da Quaresma, 5 de março, “que dá o mote” ao subsídio, até ao Dia de Páscoa, 16 de abril.
“O primeiro domingo da Quaresma apela à liberdade do batizado. Aquele que pede o batismo faz uma escolha e esta escolha deve ser em liberdade”, refere a diocese.
O novo Tempo litúrgico, que começa este ano a 1 de março, recorda que cada batizado é peregrino “a caminho da terra da promessa”, por isso, no caminho até à Páscoa, os cristãos são convidados a uma caminhada de mudança, “para que o batismo não fique para trás”.
“Cada comunidade, cada batizado, cada agente de pastoral é chamado a percorrer este caminho de liberdade como processo de conversão a uma vida que experimenta e se renova no seguimento de Jesus. Só assim é possível fazer das paróquias autênticas comunidades de discípulos missionários identificados com Jesus”, desenvolve a Igreja Católica em Aveiro.
Os grupos paroquiais que estão a fazer a leitura orante da Palavra através da proposta diocesana ‘Jesus no Evangelho de Mateus’ são incentivados a ter uma participação especial na preparação e dinamização desta caminhada.
O lema ‘Sou batizado, por isso sou chamado!’ em cada domingo da Quaresma à Páscoa vai ficar completo com palavras-chave, como: “…a escolher; a contemplar; a aclamar; ao levar a cruz; a acreditar.”
A Diocese de Aveiro apresenta como pressupostos para a caminhada quaresmal a dimensão vocacional de cada batizado, a centralidade da Palavra de Deus, a família como “espaço onde se vive e cresce na fé” e a dimensão solidária da fé para além da concretização prática do lema do ano pastoral ‘Somos Igreja, somos família, testemunhamos a esperança’.
No subsídio para o percurso até à Páscoa, disponível no sitio online de Aveiro, é assinalado que se trata apenas de uma proposta, por isso, cada paróquia “usará os materiais apresentados com as necessárias adaptações”.
A Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, é um período de 40 dias, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
Neste contexto, surge a renúncia quaresmal, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese
CB/OC