Aveiro: Diocese inaugurou Casa Sacerdotal

Bispo agradece donativos que permitiram concluir a obra, ainda por pagar na totalidade

Aveiro, 07 jun 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro inaugurou hoje a sua Casa Sacerdotal, uma “santuário de gratidão” que se destina a padres idosos e doentes, disse o bispo local.

“A Casa Sacerdotal é gratidão do Povo de Deus aos sacerdotes, que por eles oferecem a vida, até ao limite das forças humanas. O que seria do Povo de Deus sem a vida, presença, oração, testemunho e ministério dos sacerdotes?”, refere D. António Francisco dos Santos, numa nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA.

A bênção e inauguração do edifício tiveram lugar na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de oração pela santificação dos sacerdotes.

A Diocese de Aveiro vai promover, a 16 de junho, um ‘Dia aberto’ para permitir a visita da Casa Sacerdotal a todas as pessoas que o desejem fazer.

“Será essa também uma forma de agradecer a generosidade de amigos e beneméritos, sem os quais este sonho não se teria cumprido”, escreve o bispo diocesano.

D. António Francisco dos Santos observa que a casa está construída, mas ainda não totalmente paga.

“É muito ainda o que devemos para saldar empréstimos contraídos. Embora todos estes empréstimos sejam sem juros, o que revela muita generosidade de quem nos ajuda e também assim edifica e constrói, exigem que sejam saldados”, explica.

A Casa Sacerdotal de Aveiro é apresentada pelo prelado como um “Santuário de Gratidão, dedicado aos sacerdotes e a quantos generosamente os acompanharam ao longo da vida”.

“Sinto que esta é uma hora jubilar de ação de graças a Deus e a Aveiro. ‘Vive esta hora!’ como lema da nossa Missão Jubilar, ao celebrarmos setenta e cinco anos da restauração da nossa Diocese, e como missão cumprida desta Igreja de Aveiro ao erguer este Santuário de Gratidão”, acrescenta.

O edifício foi erguido ao lado do seminário da diocese e é propriedade deste, sendo dedicado a Santa Joana, padroeira de Aveiro.

OC

Partilhar:
Scroll to Top