«Vive-se e respira-se a magia do encontro», afirma Comité Organizador
Aveiro, 27 jul 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 assinalou o início oficial dos ‘Dias na Diocese’, esta quarta-feira, uma “vivência da riqueza da interculturalidade” através do acolhimento de peregrinos.
“Iniciam a vivência da riqueza da interculturalidade através do acolhimento de peregrinos em suas casas e comunidades, onde irão partilhar experiências únicas e criar memórias que revelam que ‘sim’, é possível viver-se num mundo assentes em valores como os da tolerância, respeito, solidariedade e acima de tudo, no amor pelo próximo”, assinalou o COD de Aveiro.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, explicam que foi com “muita alegria e animação” que os grupos estrangeiros oriundos de quatro continentes “começaram a chegar já na manhã de dia 26 de julho, o primeiro grupo foi de Trier (França), e antes de irem para a paróquia de acolhimento “fizeram questão de ir diretos à Praia da Costa Nova, em Ílhavo, “onde passaram a manhã e celebraram a Missa”.
Os ‘Dias nas Dioceses’, que começaram esta quarta-feira, dia 26 de julho, e terminam no dia 31, querem oferecer aos peregrinos “uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja” nas comunidades de acolhimento, para conhecer a Igreja local, “com as suas especificidades, as pessoas e a região”.
A Diocese de Aveiro recebe 4900 peregrinos, de 14 nacionalidades, “em famílias de acolhimento”, e, “juntos, num mesmo programa diocesano, todas as paróquias e arciprestados, iniciam a vivência da riqueza da interculturalidade, através do acolhimento de peregrinos”, explica o Comité Organizador Diocesano.
“Vive-se e respira-se a magia do encontro em toda a Diocese”, afirmou a organização diocesana.
Os ‘DND’ estão a realizar-se em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Nas redes sociais, o COD de Aveiro foi assinalando a chegada e o acolhimento dos peregrinos, como o encontro do bispo de Aveiro e do vigário geral da diocese, com o grupo da Diocese de Novaliches (Filipinas), no Fórum Aveiro, ou os 36 peregrinos de Villarrica, no Chile, que foram recebidos na Paróquia de Esgueira.
À Agência ECCLESIA informou ainda que D. António Moiteiro, ao final da tarde, foi receber “um grupo de cubanos que acabava de chegar” a Cacia para “lhes dirigir umas palavras”.
As mascotes ‘Mar’ e ‘Ria’, por exemplo, estiveram no acolhimento dos peregrinos das Filipinas no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.
“Esperamos que gostem verdadeiramente do que temos para oferecer durante os ‘Dias nas Dioceses’. A ‘Mar’ e a ‘Ria’ vão ajudá-lo a sentir-se em casa! São muito simpáticos e estão ansiosos por partilhar convosco algumas curiosidades interessantes sobre a nossa região”, refere o Comité Organizador Diocesano de Aveiro para a JMJ 2023.
“Que bom é estarmos juntos!”, afirmaram no acolhimento na Paróquia da Vera Cruz.
Os ‘DND’ são apresentados como “um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, que se realiza de 1 e 6 e agosto de 2023, e vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
Lisboa é a primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ, um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana; o anúncio da escolha da capital portuguesa aconteceu a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
CB
JMJ 2023: «Espero que as estruturas que foram criadas se mantenham» – Pedro Carvalho