Aveiro: Diocese conta com os jovens

Bispo deixou apelos em assembleia de animadores juvenis

Aveiro, 20 jan 2014 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António Francisco Santos, pretende uma “pastoral de comunhão e de conjunto” para que não haja “grupos separados” e setores distantes na diocese.

O prelado disse à Agência ECCLESIA que o dinamismo cristão e as dinâmicas pastorais da juventude aveirense são “imensas”, falando durante a assembleia de animadores juvenis de Aveiro (A3), realizada este sábado, naquela cidade.

Depois da Missão Jubilar que serviu para comemorar os 75 anos da restauração da diocese, D. António Francisco Santos realça que os frutos estão “a aparecer”, mas “são grandes os caminhos e os horizontes”.

Para Ondina Matos, diretora do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, a A3 procura ser um “encontro agregador” de todos os agentes da pastoral juvenil onde todos tenham o seu espaço para que as sementes lançadas na Missão Jubilar “possam germinar”.

Com a presença de vários sectores da pastoral que trabalham com jovens, o A3 é o continuar da “mobilização”, afirmou Ondina Matos.

Depois do ano e meio de Missão Jubilar, a diretora do secretariado entende que a diocese ficou “mais viva” e “está no coração das pessoas”.

A Diocese de Aveiro tem milhares de jovens, incluindo aqueles que frequentam a universidade, e o setor da Pastoral Juvenil aposta em atividades “centradas em Jesus Cristo” e não em “iniciativas exteriores e formas periféricas”, frisou o bispo local.

D. António Francisco Santos deseja uma Igreja “cada vez mais renovada” e “uma presença em todos os lugares”.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top