Aveiro, 11 dez 2018 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, preside hoje a uma Eucaristia de Ação de Graças pelos 80 anos da Restauração da Diocese.
A celebração decorre a partir das 19h00, na Sé de Aveiro.
Ainda hoje, pelas 21h30, é lançado no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) de Aveiro o livro “Aprender com o povo a alegria sã do Evangelho”, da autoria do padre Georgino Rocha.
O sacerdote é natural da Choca do Mar, Calvão e depois dos estudos primários, ingressou no Seminário de Aveiro e foi ordenado presbítero na Sé de Aveiro em 1964.
A Diocese de Aveiro foi criada pelo Papa Clemente XIV, mediante o breve ‘Militantis Ecclesiae gubernacula’, de 12-04-1774, a pedido do monarca D. José I, abrangendo uma área destacada do território da Diocese de Coimbra.
Em abril de 1845, o arcebispo de Braga foi constituído no cargo de administrador apostólico da Diocese, para a qual nomeou sucessivamente vigários gerais ou governadores – o que aconteceu até à sua extinção, pelo Papa Leão XIII, em 1882.
O Papa Pio IX viria a restaurar, dando-lhe novos limites, com 82 freguesias de dez concelhos, desmembrados das Dioceses de Coimbra (Águeda, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos), do Porto (Albergaria-a-Velha, Estarreja e Murtosa) e de Viseu (Sever do Vouga); a sentença executória da restauração deu-se a 11 de dezembro de 1938.
OC