Aveiro: «Dia da procissão» assinala celebração da Missão Jubilar em outubro

Bispo recorda primeiro encontro com o Papa Francisco

Aveiro, 09 out 2013 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, dirigiu uma mensagem à diocese, assinalando as atividades que em outubro vão marcar a ‘Missão Jubilar’, e destacou o seu primeiro contacto com o Papa Francisco.

“Concedeu-me Deus a bênção de saudar pessoalmente e de falar pela primeira vez com o Papa Francisco. Foi um momento abençoado de encontro e de diálogo”, assinala o bispo de Aveiro, num texto enviado à Agência ECCLESIA.

“Um belo e bom caminho!”, foram as palavras que D. António Francisco dos Santos ouviu do Papa ao revelar-lhe que a Igreja de Aveiro está a celebrar os 75 anos da restauração da diocese, numa Missão Jubilar.

Este encontro decorreu em Roma, no Congresso Internacional da Catequese, promovido pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização.

Na mensagem intitulada ‘Dia da procissão’, D. António Francisco dos Santos recorda que o mês de outubro é “vivido nas comunidades como Mês do Rosário” porque “recorda a última aparição de Nossa Senhora de Fátima”.

Por isso, no item ‘Contemplar Cristo com o olhar do coração de Maria’ o prelado assinala a “experiência de comunhão” em toda a diocese, esta sexta-feira, com uma procissão de velas em cada uma das paróquias “em que pela recitação do terço” contemplam os mistérios de Cristo.

“Queremos consagrar-lhe o Mundo, confiar-lhe a nossa diocese, entregar-lhe os nossos projetos e os nossos sonhos, colocar no seu coração de Mãe as nossas ocupações e preocupações, as nossas alegrias e esperanças”, desenvolve D. António Francisco dos Santos.

O bispo diocesano relembra a ordenação de oito diáconos permanentes, na Sé de Aveiro no dia 20 de outubro, à 16h00: “A nossa diocese foi pioneira, em Portugal, no acolhimento dado a esta novidade do Concílio e a esta determinação de Paulo VI”.

“O primeiro grupo de diáconos permanentes da nossa diocese foi ordenado a 22 de maio de 1988”, assinalou.

A família é a “célula primeira da sociedade” e “reveste-se de uma importância singular e insubstituível neste tempo de mudança civilizacional”, refere D. António Francisco dos Santos.

Aos seus diocesanos, o bispo recorda também que a 20 de outubro se assinala o Dia Mundial da Missões e que o Papa, na sua mensagem, convida a “reforçar a amizade com o Senhor e o caminho como Igreja, que anuncia com coragem o Evangelho”.

O tema ‘Família, Casamento e Sexualidade’ encerra o ciclo de sessões/debates organizados para celebrarem a Missão Jubilar que a diocese de Aveiro está a viver, na paróquia de S. Paio de Arcos, no arciprestado da Anadia, no dia 25 de outubro.

“Cumpre-nos estar ao serviço das famílias para que elas tomem consciência do valor do amor em que se alicerçam e para que assumam a sua vocação e missão na Igreja e no Mundo”, desenvolve.

Na mensagem para o mês de outubro, D. António Francisco dos Santos não esquece o seu antecessor, D. António Marcelino, “que se encontra doente” e pede que “todos o tenham presente” nas suas orações.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR