Aveiro: D. António Francisco dos Santos presidiu a ordenação de novo sacerdote na sua anterior diocese

Bispo do Porto lembrou que ser padre não é «uma graça fácil, rápida ou passageira»

Aveiro, 28 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, presidiu, este domingo na Sé de Aveiro, à ordenação de um novo padre, Hélder Ruivo, lembrando que o sacerdócio surge como consequência do empenho das famílias e comunidades católicas.

“Uma ordenação presbiteral não é uma graça fácil, rápida ou passageira, exige generosidade das famílias, precisa da oração confiante de toda a Igreja, significa trabalho dedicado do seminário e implica docilidade perseverante daquele que acolhe o chamamento para seguir Jesus”, disse o anterior bispo da diocese aveirense, na homilia da Missa.

D. António Francisco dos Santos sublinhou ainda que “o sacerdócio não é uma invenção humana” mas sim “um dom divino que torna presente e atuante na história do povo de Deus e na vida do mundo o mistério do amor e da bondade de Deus”.

O bispo do Porto recordou que Jesus escolhe homens “simples”, “puros de coração”, “misericordiosos”, “pacíficos”, “justos”, “sonhadores” e “construtores do bem” para continuar a sua missão no mundo, lembrando que só trabalhando para ter tais qualidades os sacerdotes podem ser “o que a Igreja precisa e o que mundo espera e agradece”.

O prelado diocesano comparou a vida dos sacerdotes e dos cristãos ao caminho dos peregrinos, porque “caminhar, livres e despojados como os peregrinos, é imperativo de fé e exige docilidade de coração”.

“Caríssimo Diácono Hélder! Sê sacerdote a quem Jesus fortalece, a quem Jesus trata como amigo, a quem Jesus instrui como fez aos discípulos, a quem o Bom Pastor fortifica e para quem Deus sempre olha com bondade!”, disse D. António Francisco dos Santos, dirigindo-se em especial ao novo sacerdote da Diocese de Aveiro.

O padre Hélder Ruivo, nascido em Coimbra a 24 de julho de 1986, frequentou o pré-seminário de Aveiro, o seminário dos Olivais e concluiu recentemente o mestrado na Faculdade de Teologia na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

O sacerdote, que celebra no próximo dia 4 de maio em Anadia a Missa nova, escolheu como lema para a sua vida presbiteral, “Subirei ao altar de Deus, Ele é a minha alegria!” (Sl 42, 4).

D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro entre 2006 e 2014,  foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo do Porto no último dia 21 de fevereiro.

MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR