Aveiro: D. António Francisco dos Santos foi «excelentíssimo» bispo, diz presidente do município

José Ribau Esteves fala do novo bispo do Porto como uma figura próxima de todos os aveirenses

Aveiro, 21 fev 2014 (Ecclesia) – O presidente da Câmara Municipal de Aveiro disse hoje em entrevista à Agência ECCLESIA que D. António Francisco dos Santos “foi um excelentíssimo bispo”, reagindo à sua nomeação para a Diocese do Porto com “tristeza”.

“Soube a notícia pelo próprio D. António e acolho-a com um misto de enorme tristeza e enorme alegria; tristeza porque foi um excelentíssimo bispo de Aveiro”, declarou.

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, era bispo de Aveiro desde 2006, cargo para o qual foi nomeado por Bento XVI.

“Tivemos o privilégio de ter um homem extraordinário ao serviço da Igreja de Aveiro, um bispo de excelência. Como gostava de lhe dizer, o nosso bispo era um homem como nós e ajudava-nos a ter a distância para com Deus muito mais curta do que é normal”, refere o presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

A nomeação do novo bispo do Porto, pelo Papa Francisco, foi publicada esta manhã pelo Vaticano.

“D. António Francisco dos Santos atingiu a excelência em muito pouco tempo na atitude pastoral que assumia à sua própria moda e na opção que teve de ser um de entre nós todos na relação como cidadãos, com os diocesanos, com as entidades e com as instituições da região de Aveiro sempre como parceiro e agente construtivo de algo mais positivo para as pessoas e para a região”, afirmou José Ribau Esteves.

O autarca considera que a nomeação para o Porto também representa uma “enorme alegria, porque D. António foi escolhido para um dos cargos mais importante da hierarquia da Igreja em Portugal”.

Enquanto católico, Ribau Esteves considera que “a Diocese do Porto vai ter um bispo de excelência”.

“Só posso desejar a D. António Francisco dos Santos que seja feliz no seu exercício como bispo do Porto, Aveiro tem muito gosto em facultar ao Porto um bispo de excelência que certamente também aprendeu muito com as nossas gentes”, sublinha.

José Ribau Esteves chegou à presidência da Câmara Municipal de Aveiro pouco antes do final das comemorações da Missão Jubilar, em dezembro de 2013, um ano especial para Aveiro que classifica como “um momento muito especial”.

“A Missão Jubilar mostrou a atitude deste homem que quis construir uma Igreja com base em toda a gente e não aquela Igreja à moda antiga com dois pilares chaves, mas sim uma Igreja moderna em que cada um dos seus agentes é muito importante”, sublinha.

“D. António Francisco dos Santos desafiou todos a assumir essa atitude e essa é a marca que deixa na Igreja de Aveiro”, concluiu o autarca.

SN/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top