Aveiro: Compasso inédito vivido em família

Cathy Antunes participou com o marido e os filhos na visita pascal da paróquia de Vagos e encontrou mais «solidão» do que esperava

Lisboa, 03 abr 2013 (Ecclesia) – O Compasso pascal deste ano na paróquia de Vagos, em Aveiro, foi pela primeira vez vivido em família e duas mulheres tiveram oportunidade de participar numa tradição que, até agora, era “exclusivamente” masculina.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Cathy Antunes partilha a experiência que viveu durante a visita pascal na sua comunidade, na companhia do marido e dos dois filhos.

Quando o pároco local tomou conhecimento da ideia, “que já vinha crescendo há vários anos”, acolheu-a “de imediato”, o que “abriu” também a porta para que outras equipas, no futuro, passem a fazer o mesmo.

Por outro lado, a reação dos filhos foi “muito interessante”, realça Cathy Antunes, pois o primeiro comentário foi “vamos encher o saco de amêndoas”, o que “potenciou de imediato uma catequese em família”.

Pai e mãe falaram “sobre o objetivo da visita pascal, a alegria do anúncio de Cristo ressuscitado” e descreveram o significado de “ir de porta em porta, rua em rua, pessoa a pessoa”, para celebrar a vitória “da vida sobre a morte”.

Segundo a progenitora, a preparação do Compasso em família resultou muito bem e a “reação” dos filhos no “terreno” superou as expetativas, sobretudo em termos da sensibilidade para a fé.

Sempre que deixavam uma casa, eles “diziam santa Páscoa, não era só uma feliz Páscoa, uma boa Páscoa, mas uma santa Páscoa, um detalhe muito interessante”, sublinha.

Além de ter tido a oportunidade de viver o Compasso em família – “antes fica sozinha em casa ou com familiares” – Cathy Antunes levou também a Cruz do seu grupo, uma função que até agora só tinha sido desempenhada por homens.

No que diz respeito ao contacto com as outras pessoas, ela confessa ter-se sentido “chocada” com o ambiente de “solidão” que encontrou “em muitas casas”.

Em diversos casos, deparou-se com “uma, duas pessoas”, ou então com famílias muito isoladas da comunidade, a quem procurou ajudar “com afetividade redobrada”.

“Isto para nós como pessoas cristãs, como família, também nos ajudou a crescer”, constata.

A vivência do Compasso em família, com a história de Cathy Antunes, vai estar em destaque no Programa ECCLESIA de dia 15 de abril, às 22h45 na Antena 1.

SN/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top