Aveiro: Clero refletiu sobre a importância da homilia

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 05 fev 2015 (Ecclesia) – O frei José Nunes, da Ordem dos Pregadores (domincanos), destacou aos sacerdotes da Diocese de Aveiro na conferência ‘Evangelizar a pregação’ que a homilia é “um elemento preponderante da evangelização”.

“Toda a homilia é pregação mas nem toda a pregação é homilia”, disse o frade dominicano que apresentou a homilia como a “arte da comunicação” que deve ser “preparada com a Bíblia numa mão e o jornal na outra”, por isso a sua preparação e realização não podem ser descuidadas quanto ao conteúdo e à forma.

Nas Jornadas de Formação Permanente, em Albergaria-a-Velha, o sacerdote assinalou que existem diferentes tipos de evangelização, para fora (ad gentes), uma para dentro (ad intra) e também uma “nova evangelização” destinada aos batizados que “hoje precisam de novo do anúncio do Evangelho”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Aveiro explica que o frei José Nunes distinguiu cinco géneros de homilia que se complementam: bíblica; doutrinal; exortação moral; apologética e litúrgica.

O também professor da Faculdade de Teologia, num segundo momento da intervenção ‘Evangelizar a pregação’, assinalou requisitos pedagógicos ao nível das leis da comunicação porque é importante “saber o que dizer na homilia” mas também “como dizer”.

O frei José Nunes alertou também o clero de Aveiro para os destinatários específicos das homilias que requerem mais atenção, como as crianças e os jovens, as festas dos padroeiros ou as celebrações de batismos, casamentos e funerais que “trazem ao espaço celebrativo” pessoas que “não estão presentes” nas assembleias litúrgicas.

As Jornadas de Formação Permanente do Clero da Diocese de Aveiro terminam hoje com uma intervenção do Patriarca de Lisboa sobre a família.

D. Manuel Clemente vai partilhar a sua experiência da assembleia extraordinária dos bispos no Sínodo da Família.

O encontro termina com uma síntese do bispo de Aveiro, D. António Moiteiro que vai fazer uma síntese dos três dias de reflexão.

“Da Missão à Evangelização e da Evangelização à Missão. Itinerários de Fé” é o tema das Jornadas de Formação Permanente do clero de Aveiro na Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha.

CB

Partilhar:
Scroll to Top