Aveiro, 11 abr 2012 (Ecclesia) – O Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) promove hoje uma reflexão sobre as tensões e conflitos que caracterizam o relacionamento entre as diversas religiões monoteístas.
“Existe uma verdade divina única ou esta revela-se sob várias configurações e entendimentos? Qual o lugar do “Deus único e verdadeiro”, numa sociedade em que “cada religião se pressupõe como detentora da Verdade única?”, questiona a organização, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A conferência “Religião – verdade, tolerância e violência”, vai ser acolhida pelo salão do Centro Universitário Fé e Culturas, com entrada livre, a partir das 21h00 e conta com a participação do professor José Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica de Lisboa.
O teólogo e investigador apresentou recentemente uma obra intitulada “Ecumenismo: Situações e perspetivas”, que aborda a relação que se tem vindo a estabelecer entre as diversas Igrejas de origem cristã.
De acordo com os dados apresentados, trata-se de uma temática que engloba atualmente cerca de um terço da população mundial, estimada em mais de sete mil milhões de pessoas.
Tal como em eventos anteriores, que trataram de matérias como “o direito a morrer” e a “fé solidária ou solitária”, a conferência está integrada no ciclo de “Tertúlias à Quarta-feira”, que o ISCRA lançou em 2010 para promover o diálogo entre a Igreja e a sociedade.
JCP