Aveiro: Casa Sacerdotal Santa Joana Princesa é um «santuário de gratidão»

Bispo apela à generosidade para que se cumpram “compromissos financeiros” da sua construção

Aveiro, 27 nov 2013 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos afirma que a Casa Sacerdotal Santua Joana Princesa é um “santuário de gratidão” em relação aos padres da diocese e a quem “dedicadamente” os acompanhou durante a vida.

“Uma Casa Sacerdotal é ‘santuário de gratidão’ não só pelo bem que faz mas também porque nos vai acordando o coração para que os sentimentos de gratidão pelos sacerdotes se traduzam em palavras e gestos verdadeiramente humanos e fraternos”, assinalou o bispo de Aveiro na nota pastoral para o mês de novembro.

D. António Francisco dos Santos explicou, no documento divulgado na página da internet da diocese, que celebraram a dedicação da capela da Casa Sacerdotal de Santa Joana Princesa no 18 de novembro com o clero da diocese, seminaristas, irmãs do Amor de Deus e demais funcionários e colaboradores para que ela seja o seu “coração vivo”.

A “Capela do Lava-Pés”, como se designa, será o local onde cuidarão com a “necessária atenção e permanente dedicação” dos sacerdotes da Igreja de Aveiro e das pessoas que “dedicadamente os acompanharam durante a vida”.

D. António Francisco afirma no documento que casa construída e casa habitada “não significa” que os compromissos financeiros “estejam saldados e as responsabilidades diante da sua sustentabilidade e do seu funcionamento asseguradas”: “Estamos muito longe disso e com o tempo que passa mais nos preocupa a urgência de cumprirmos atempadamente o pagamento dos empréstimos que contraímos perante pessoas e instituições”.

Nesse sentido apelou “à generosidade” das paróquias, das irmandades, das confrarias da diocese e a “todas as instituições e pessoas de boa vontade”.

D. António Francisco dos Santos considera ainda que têm razões para continuar a “viver esta hora!”, lema da Missão Jubilar, “confiando no olhar generoso do coração de tanta gente habitada pelos critérios evangélicos das bem-aventuranças”.

A Casa Sacerdotal de Santa Joana Princesa recebeu os primeiros residentes em setembro depois de ter sido inaugurada no dia da solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, a 7 de Junho.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top