Organização caritativa promoveu também um encontro de voluntários

Aveiro, 23 jan 2026 (Ecclesia) – A Cáritas de Aveiro realizou a primeira reunião do seu ‘Conselho Diocesano Cáritas’, um órgão consultivo, que contou com a presença do bispo D. António Moiteiro, e mobilizou 30 representantes de 15 grupos paroquiais, no dia 17 de janeiro.
“Foram abordados assuntos de grande importância para as Cáritas nomeadamente a atividade de cada grupo e da Cáritas Diocesana, as dificuldades que todos atravessam, assim como as expectativas, e o planeamento do ano que começa”, informa a Cáritas Diocesana de Aveiro, numa publicação online.
O ‘Conselho Diocesano Cáritas’ de Aveiro é um órgão consultivo constituído pelos elementos da direção da Cáritas aveirense, e por representantes de todos os Grupos Cáritas Paroquiais da diocese de Aveiro, um compromisso que tinha sido assumido pelo presidente da Cáritas Diocesana, o diácono José Vaz, nomeado dia 3 de novembro de 2025.
O diácono José Vaz preside a este ‘Conselho Diocesano Cáritas’ de Aveiro, que foi instalado no dia 17 de janeiro, e foram eleitos, “por unanimidade”, os quatro secretários que passam a constituir a ‘mesa’: Sónia Moreira, da Cáritas Paroquial de Oia; Manuela Nolasco, do Grupo Cáritas de Fermentelos; Pedro Monteiro e Cristina Santos, respetivamente dos grupos Cáritas paroquiais da Gafanha da Nazaré e da Palhaça.
Nesta primeira reunião, a Cáritas Diocesana de Aveiro distribuiu o Plano de Ação e o Orçamento 2026 e fez uma “exaustiva explanação de algumas das suas valências”, nomeadamente: o Serviço de atendimento e acompanhamento social; Centro Alojamento temporário para pessoas em situação de sem abrigo; Centro de Acolhimento Residencial para crianças em situação de perigo, e a Casa abrigo para homens vítimas de violência doméstica.
Os 30 representantes de 15 grupos paroquiais conheceram e discutiram as próximas atividades da instituição solidária da Igreja Católica, nomeadamente a datas das ações de formação; do encontro geral diocesano da pastoral sócio caritativa; a Semana Nacional da Cáritas, a programação e peditório de rua (1 a 8 de março), e o Encontro Nacional dos Grupos Cáritas Paroquiais, no dia 23 de maio, em Fátima.
O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, esteve na sessão de abertura desta primeira reunião do Conselho Diocesano Cáritas, que “foi muito participada”, com grupos paroquiais Cáritas de Sangalhos, Palhaça, Oia, Aradas, Albergaria a Velha, Gafanha da Nazaré, Nossa Senhora de Fátima, Aveiro, Beduído, Pardilhó, Fermentelos, Troviscal, Branca, Pardelhas, Murtosa e Sever do Vouga.
“Mostra bem o grande interesse e a motivação de tantos voluntários nesta missão de servir o próximo de todos os grupos Cáritas”, acrescenta a Cáritas Diocesana, adiantando que o próximo encontro deste conselho “ficou marcado provisoriamente” para o próximo dia 9 de maio.
A Cáritas Diocesana de Aveiro, organismo oficial da Igreja Católica responsável por exercer e promover a Ação Social, realizou também uma reunião geral de voluntários, dois dias antes, a 15 de janeiro.
CB/OC
