Aveiro: Bispo passou noite de oração em comunidades da diocese

«Dia do Deserto» decorre de sexta-feira a domingo

Aveiro, 09 mar 2013 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro passou a noite desta sexta-feira para sábado em oração nas regiões pastorais (arciprestados) da cidade e de Ílhavo, no âmbito do ‘Dia do Deserto’, retiro de oração quaresmal que decorre até domingo.

D. António Francisco dos Santos está hoje noutros arciprestados para participar na iniciativa que envolve crianças, adolescentes e jovens, movimentos de apostolado e grupos paroquiais dos 10 concelhos da diocese, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ‘Dia do Deserto’  pretende testemunhar a “comunhão de pessoas, grupos e comunidades”, que através do “silêncio” e “oração” sensibilizam a sociedade “para o mais importante da vida e para o essencial da fé”, que é “o encontro com Deus e com os irmãos”, escreveu o prelado em mensagem à diocese, e

O responsável sublinha que o sacramento da Reconciliação (confissão), oferecido em todas as comunidades durante a Quaresma, “e de modo muito significativo” no ‘Dia do Deserto’, acentua a “experiência íntima e profunda de conversão interior e de encontro com Deus”.

D. António salienta que a Quaresma é um “tempo abençoado de graça a provocar caminhos de conversão e a oferecer oportunidades de maior aproximação de Deus”.

Na segunda-feira é proposto aos fiéis que se vistam ou usem um símbolo da “Missão Jubilar”, conjunto de iniciativas para assinalar os 75 anos da restauração da diocese, que ocorrem em 2013.

“Anunciemos com este gesto, no próximo dia 11 e sempre, a nossa alegria de crer em Deus e o nosso entusiasmo de comunicar a fé, mostrando com alegria que somos cristãos: ‘Um dia vou vestir a camisola…Hoje é o dia!’, apela.

A Quaresma é um período de 40 dias em que os católicos são chamados a práticas penitenciais de jejum, oração e esmola para preparar a Páscoa, a festa mais importante do calendário cristão, que evoca a ressurreição de Jesus.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top