Mensagem natalícia lembra doentes, desempregados, pobres, idosos e quem vive «sem liberdade, sem alegria ou sem esperança»
Aveiro, 24 dez 2012 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro anunciou que vai partilhar hoje a ceia de Natal com as pessoas sem-abrigo da cidade e encontrar-se durante a tarde com estudantes estrangeiros da universidade.
Na mensagem de Natal publicada pela página da diocese, D. António Francisco dos Santos dirige “uma palavra de carinho e de dedicação aos doentes, aos desempregados, aos pobres, aos idosos e aos que vivem sem liberdade, sem alegria ou sem esperança”.
“Espero que todos possam encontrar franqueadas as portas do nosso coração, reafirmada a atenção das nossas comunidades e disponíveis os serviços das nossas instituições sociais”, sublinha.
O documento frisa que “a família é o ambiente natural para preparar e viver o Natal” e espera que cada agregado aproveite este tempo “para viver o seu amor fiel e feliz, para agradecer o dom da vida recebida e transmitida e para ser oásis de Deus nos desertos da vida”, encontrando “alento e fortaleza nas dificuldades e provações”.
O texto convida os fiéis a “escrever e anunciar a Palavra de Deus por toda a parte” sentindo o envolvimento da sua “ternura”, o conforto do seu “bálsamo da fé” e o ânimo da sua “esperança”, e recorda a “Missão Jubilar” que a diocese está a assinalar a propósito dos 75 anos da sua restauração.
“Queremos descobrir a beleza do Dom que é Deus feito Palavra, escrever nas nossas ruas e praças e dizer uns aos outros palavras que nos falem de Deus”, realça D. António Francisco dos Santos na mensagem que também está disponível em vídeo.
A diocese aveirense foi criada pelo Papa Clemente XIV em 1774 e extinta por Leão XIII através de documento assinado em 1881 e executado um ano depois, tendo sido restaurada por Pio XI mediante bula datada de 24 de agosto de 1938.
RJM