Aveiro, 13 set 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro nomeou hoje a equipa responsável pelo processo sinodal da diocese, presidida pelo padre Licínio Cardoso, coordenador da pastoral diocesana.
“Esta equipa tem como missão promover, organizar e coordenar tudo o que diga respeito à preparação diocesana do Sínodo dos Bispos e fazer propostas em ordem à renovação da pastoral diocesana”, explica D. António Moiteiro.
No decreto de nomeação, que “entra imediatamente em vigor”, o bispo de Aveiro informa que a equipa conta com quatro elementos do Conselho Diocesano de Pastoral: Maria Filomena Seca, Maria de Fátima Marques, Sérgio Martins e Fernanda Capitão.
O bispo contextualiza que o secretário-geral do Sínodo dos Bispos estabelece que se nomeie um responsável para acompanhar a fase diocesana do Sínodo ‘Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão’, a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.
A abertura do Sínodo de 2023 acontece no Vaticano, sob a presidência do Papa, nos dias 9 e 10 de outubro deste ano, e em cada diocese católica, a 17 de outubro, sob a presidência do respetivo bispo.
A Santa Sé já publicou o documento preparatório e propõe um vade-mécum metodológico para o Sínodo dos Bispos, que pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
CB/OC