Aveiro: Bispo nomeou novo presidente da Cáritas Diocesana

Aveiro, 05 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro nomeou como novo presidente da Cáritas Diocesana o diácono José Marinho Vaz, que era o atual vice-presidente desta Instituição Particular de Solidariedade Social, num decreto assinado esta segunda-feira, dia 3 de novembro.

“Nomeio como Presidente da Caritas o atual Vice-Presidente, Diácono José Marinho Vaz, para completar, juntamente com os outros elementos da Direção, o mandato para o qual foram nomeados”, informa D. António Moiteiro, no decreto divulgado online pela Diocese de Aveiro.

O diácono permanente José Marinho Vaz era vice-presidente da Cáritas Diocesana de Aveiro, desde o dia 22 de julho de 2024, quando o bispo diocesano por decreto nomeou “um novo elemento” para esta IPSS.

D. António Moiteiro explica que o presidente da direção da Cáritas Diocesana, António Joaquim Pascoal Leandro, apresentou “a renúncia por incompatibilidade com funções assumidas recentemente”, e agradece “o trabalho desenvolvido em prol” desta instituição “de natureza canónica e sem fins lucrativos”.

António Joaquim Pascoal, e restante equipa, tomaram posse da direção da Cáritas Diocesana de Aveiro no dia 8 de janeiro de 2024, após a nomeação para o quadriénio 2024-2027.

A direção da Cáritas de Aveiro fica completa com Ana Maria Isaías Nunes de Almeida, como secretária, o tesoureiro Cláudio Alexandre Tavares Nunes, e os vogais Beatriz Tomé Dias dos Reis e Manuel António Coimbra Rodrigues da Silva; o assistente eclesiástico é o diácono permanente José Ferreira Alves.

D. António Moiteiro nomeou também dois suplentes para a direção, Francisco Manuel do Vale Santos e Pedro Jorge Rocha Pinheiro da Silva, no decreto de 6 de janeiro de 2024.

A Cáritas Diocesana de Aveiro é, nesta diocese, o organismo oficial da Igreja Católica responsável por exercer e promover a Ação Social.

A IPSS diocesana, “de natureza canónica e sem fins lucrativos”, tem diversas valências de apoio e auxílio à sociedade: À infância – centro de acolhimento temporário, creche e pré-escolar – à família e à comunidade – atendimento/acompanhamento social, banco de ajudas técnicas – às pessoas em situação de sem abrigo – um centro de atendimento temporário -, às pessoas vítimas de violência doméstica – um núcleo de atendimento para o distrito de Aveiro -, projetos de intervenção social, ação social nas paróquias, voluntariado e campanhas.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top