D. António Moiteiro assume objetivo de «dar continuidade à JMJ»
Aveiro, 26 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro nomeou Tiago Filipe Santos como diretor do Departamento da Pastoral Juvenil da diocese, jovem leigo que é o atual responsável pela equipa de programação do Comité Organizador de Aveiro (COD) para a JMJ 2023.
Nas nomeações publicadas diocesanas, para o ano pastoral 2023/2024, D. António Moiteiro assinala que a nomeação de Tiago Filipe Santos como novo responsável do Departamento diocesano da Pastoral Juvenil tem como “objetivo de dar continuidade à JMJ”.
O novo responsável vai contar com o apoio do padre Leonel Santiago Abrantes, o antigo diretor deste departamento do Secretariado Diocesano de Educação Cristã, que foi nomeado assistente do Departamento da Pastoral Juvenil.
Nas nomeações divulgadas online, esta terça-feira, destaca-se também que o novo diretor do Departamento da Pastoral Penitenciária, o diácono José Carlos Alves Costa, e o agradecimento do bispo diocesano por “todo o trabalho” realizado por Ricardo Vara Cavaleiro.
O padre Pedro José Lopes Correia vai ser o assistente regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Aveiro, e o padre Victor Marques Cardoso foi nomeado delegado diocesano ao Congresso Eucarístico Nacional – 31 maio a 2 de junho de 2024, Braga, e ao Congresso Eucarístico Internacional, de 8 a 15 de setembro de 2024, em Quito.
O bispo de Aveiro começa o decreto de nomeações para o ano 2023/2024 a contextualizar que “implementar” o espírito sinodal “como forma de ser e edificar a Igreja de Jesus neste tempo e nesta cultura, escutando, refletindo, aprendendo e consolidando uma caminhada de todos os membros do povo de Deus”, é um dos grandes objetivos pastorais da diocese neste Ano Jubilar.
“A sinodalidade implica recetividade à mudança, formação e aprendizagem permanente”, salienta, no decreto publicado no sítio online da Diocese de Aveiro.
CB/OC